ASSéDIO NO CONTINENTE

Aconteceu hoje de manhã, eu assisti, em pleno continente de Cascais no Cascais Shopping …

Não foi com a minha filha, mas poderia ser , aconteceu a uma “miúda” já mulher, uma mulher como eu fui e ainda sou… Acontece a uma de nós , acontece a todas… Não deveríamos estar sempre sujeitas a este tipo de comentários:

“Estás a apreciar a menina ou o produto ????! Se calhar os dois (risos nojentos )”

Esta foi a frase que me ficou a ecoar na cabeça durante todo o dia, hoje dia 26 de Junho desde as 10H30 da manhã, quando dei um pulo ao continente de cascais para comprar pão sem gluten.

Um dos funcionários do continente, indicava a uma “promotora” de marca o lugar para desempenhar a sua função, quando ao mesmo tempo, chegou um conhecido seu e ficou a olhar para o espaço. E o funcionário fez a pergunta que não deveria ter feito: ” Então estás a apreciar a menina ou o produto ? Podes apreciar os dois !!!!” , parecia um chulo a vender um produto “novo” e autorizar que os olhos do outro lambusassem a miúda, como os seus o estavam a fazer !

Podia ser minha filha, a minha veia “feminista saltou” … Dei meia volta e percebi que conhecia aquela cara , uma miúda com a idade do meu filho, 22 anos, estava a ser descarada e publicamente assediada por dois homens na casa dos 40 ,50 anos, sem qualquer respeito à sua integridade e à integridade dos clientes que por ali passavam.

Dirigi-me à Patricia abraçando-a com o olhar, senti no olhar dela o alivio de ver alguém conhecido, ela não sabia o que eu iria fazer :

“Ola amor , como estás ? Como está a tua mãe e o teu irmão ?- deixei bem vincado que a conhecia bem- Decidi voltar atrás quando te vi , para ver se acabava com esta “merda” de conversa e para ver se há algum respeito quando se dirigem às meninas e aos Produtos”

O funcionário do continente, ficou embasbacado e envergonhado, o cliente tentou mudar de assunto… espero que estes tenham aprendido alguma coisa…

Continuamos a ter de nos habituar a isto ? a forma como alguns homens continuam a dirigir-se ás mulheres, como se fossem deles, como se pudessem dizer tudo !

Entre o investimento em acções de team building e formações para que os funcionários produzam mais, a SONAE deveria apostar mais, em dar formação aos seus funcionários, sobre o comportamento em sociedade, sobre o respeito dentro das suas lojas sejam funcionárias, promotoras ou clientes…

Deixe um comentário