No passado dia 8 de Abril deixou-nos uma mulher boa. D. Amélia nome de baptismo , no entanto foi por Amália que a conheci. A irmã Amália, escolheu este nome, aquando da Cerimónia de Tomada de Hábito, e assim se definiu na vida consagrada a deus.
A irmã Amália, era uma mulher muito especial. Doce, amiga, firme e amorosa. No dia da sua morte trazia no bolso a frase “Deus dá o primeiro passo, o segundo dou eu”. Uma frase não bíblica, uma expressão popular de espiritualidade pura e dura, uma frase de liberdade sobre as escolhas de cada um. A força de vida dentro de cada um de nós tem a marca de deus, o que fazemos dela é nossa responsabilidade.
No dia do funeral, assisti com todo o respeito à missa… Uma cerimónia cheia de amor e de música. “És mais cristã sem saber rezar que muitos que sabem a missa de cor!” disse me um dia a irmã Amália!..
Sim sou uma crente no amor, a história confirma que Jesus existiu, e só pode ter sido um homem bom, mas… não foi o unico ! nunca consegui ser uma crente de olhos vendados… A história não me o permite… Os registos de tudo o que existe antes de cristo não me o permite, o respeito a outras religiões, a outros profetas não me o permite… Nenhuma religião deveria ser arrogante, e tentar puxar deus a si… como se só através de si, fosse possível alcançar algo maior… Nenhuma religião deveria levantar a bandeira de deus como sua, mas sim contentar-se em representar e perpetuar a memória e os registos de alguém que espiritualmente chegou mais além…
Durante a missa a frase em repetição ” Eu sou o caminho, ninguém vem ao pai senão por mim !!!” despertava-me os sentidos… E a consciência : Não, não e não… uma frase que soa a arrogância, “NINGUÉM chega sem ser por mim” é de uma enorme violência, incapacitante! Parece frase retirada de um caderno politico, revelando arrogância, a destoar com a imagem de um Jesus humilde … Jesus, ou qualquer homem elevado espiritualmente, nunca poderia dizer nada assim… A frase fora de contexto revela ter sido escrita por alguém impositor, longe do caminho espiritual !!! Uma frase que amedronta, e retira a cada um a responsabilidade sobre os seus passos …
Sempre me questionei sobre a veracidade de algumas passagens dos textos biblicos e gostava muito de ser mosca para ver quem os escreveu. Até porque é dado histórico que nos 300 anos após a morte de cristo, os cristãos pouco fizeram senão fugir das perseguições dos romanos e poucos homens tinha acesso às letras e à escrita…Tudo foi registado por terceiros e tardiamente…
Contextualizando:
Na Bíblia, a frase em questão, foi dita por jesus aos “discípulos” quando anunciou, que algo muito sério estaria para acontecer e seria traído por um deles (Judas) e que Pedro o negaria três vezes. Jesus disse ainda, segundo estes textos, que regressaria para que os discípulos fossem ter com ele. Perante isto Tomé, um dos homens, questionou como iriam ter com ele se não sabiam o caminho?! e Jesus respondeu: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(João 14:6 )
Estamos em pleno século XXI … porque continuam centenas de pessoas a dizer em unissono estes disparates ? Como afirmam milhares de pessoas, que a espiritualidade só se alcança assim ?
Jesus surge num momento em que o mundo não se ligava, povos desconheciam-se entre si… Mas como poderia alguém espiritualmente evoluído dizer isto ? correndo o risco de impor, criando discórdia perante outros que também tinham chegado a deus ? Como poderia jesus, vivendo numa época, onde já existiam tantas histórias por contar, assumir tal posição ? E o pior é como se continua hoje a dizer isto, quando há registos de civilizações inteiras dedicadas a deus, aos deuses, e a outras figuras divinas ? Porque será necessario dizer “Ninguém chega senão passar por mim?” é claro que não é assim!… Se o verbo é tão importante, porque não sentir o que se diz ?!
Existem muitos caminhos para chegar a Deus.
Jesus é uma delas, a natureza outra,
Buda, Lao Tze, Krishna, Abraão, Alá…
A conclusão a que cheguei num estudo que realizei na cadeira de Antropologia Cultural em 1987, mantém-se: todas as religiões — e até simples pessoas — podem ser caminho para chegar a Deus
O caminho até Deus depende dos passos que dou.
“Deus deu o primeiro passo…” e eu estou grata por me ter colocado no caminho uma Amália, com os bolsos carregados de paz e de sentido… confirmando que cada um de nós é caminho !

