O que é meditar ? Para que serve ?

Só posso responder a esta pergunta do Afonso, como respondo a todas as outras: Com o Coração! Com aquilo que o meu coração sente com esta prática.

Em todas as culturas da antiguidade, sempre existiu um sábio, uma pessoa que vivia retirada do barulho da aldeia. Vivia em silêncio, falava muito pouco e todas a suas palavras vinham cheias de sentido, clareza e sabedoria. Era respeitado pelo dom da Sabedoria divina, porque parecia estar ligado ao “céu”. Encontrava caminhos, direcionava a tribo  e encontrava soluções para questões difíceis.  Diziam que estar em silêncio e longe do ruído, dos conflitos e dos egos inflamados lhe permitia olhar para cada situação de forma diferente de todos, que o procuravam, cheios de conflitos e mentalmente confusos.

O que faziam estes homens sábios ?  -Meditavam.  Estes sábios foram ensinando as suas práticas e em todo o mundo começaram a surgir grupos que encontraram na meditação e no isolamento a paz que precisavam, para viver e auxiliar populações: monges, padres, budistas e muitos outros.  O isolamento permitia estar longe de todas as distrações e  ter um maior foco na arte de meditar.

Para mim, meditar é a melhor pratica que podemos fazer para chegar às respostas que nos permitem viver com maior sabedoria e com maior consciência e alegria. Não é preciso que nos isolemos e esse é o nosso grande desafio, saber escolher as distrações que nos fazem bem.

Para que serve meditar ? Assim como o velho sábio,  meditamos para acalmar,  arranjar espaço na nossa mente, para buscar respostas não impulsivas e… mais sábias. Imagina um copo cheio onde não cabe nem mais uma gota de água, meditar vai servir para arranjar espaço nesse copo. O processo é fisico e passa apenas pela nossa vontade e treino.  Como arranjamos esse espaço ou como meditamos:

primeiro passo -sentar e experimentar não pensar em nada.  Qual a melhor forma de conseguir não pensar ?

segundo passo-  Respirando profundamente, ocupando a nossa mente apenas e só com o processo de respiração. Ao respirar estamos a dar oxigénio a todas as nossas células e automaticamente, as “células”  apenas focadas em receber o oxigénio “profundo” que tanto precisam, acalmam o nosso sistema nervoso. Pensamentos saltitantes e a ansiedade começam a acalmar e nesse momento, após dez profundas  inspirações e expirações, podemos ir colocando as nossas perguntas e observar as respostas que surgem.  Quanto mais treinamos melhor ligação teremos a uma maior sabedoria e assim seremos todos sábios.

Nota: A ansiedade e os nervos alimentam-se da falta de Oxigénio, por isso deixo uma dica: é preciso  Inspirar e Expirar profundamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s