SEMPRE “EM BUSCA DE SENTIDO”

Sobre estar saudável mentalmente. Talvez o equilibrio entre pensamentos, acçoes e palavras , entre corpo e mente. Talvez seja, mesmo perante as adversidades, a dor e o sofrimento, partir sempre em busca de sentido para o que nos acontece, e mesmo que não o encontremos, continuar a busca e nunca perder de vista,que existe sempre um sentido.

É importante educar para a necessidade de observar a mente, os nossos pensamentos e acções, reconhecendo que todos temos momentos de confusão emocional e dificuldade em fazer uma gestão eficaz das emoções. Ficar sem norte, de vez em quando, é algo que acontece a todos e precisamos de nos levar a sério.

É preciso desmistificar o preconceito de que consultar, procurar ajuda ,para auxiliar a resolver as nossas dores emocionais é sinal de desiquilibrio. Muito pelo contrario, procurar apoio é sinal de equilibrio, de vontade em superar, não há mal nenhum em não conseguir lá chegar sozinho.

E também não existe um unico terapeuta, psicologo ou tecnica mágica para o acompanhar há que tentar, o importante é não desistir de encontrar alguém ou algo que o acompanhe nesta busca de sentido. Mude de psicologo , mude de terapeuta, de terapia , de tecnica, até encontrar aquele que mais se adequa a si.

É importante não deixar passar… o tempo não trata de tudo, existem situações que precisam ser observadas e ressignificadas, sob pena de se transformarem em grandes sombras que regressam mais tarde, mais fortes, provocando grandes desequilíbrios.

É importante observar :

-As nossas separações e a forma como as vivemos e sentimos

-As amizades e as rupturas, os processos de rejeição, as agressões enquanto bully ou alvo ou cúmplice

-As traições e a forma como lhe reagimos e sentimos , enquanto traidores, amantes e traidos ou cúmplices.

-As perdas, o luto e a forma como as vivemos e sentimos

-As doenças e as emoçoes a forma como se relacionam

-A relaçao com os nossos pais e familia de origem e a forma como a vivemos e sentimos

-Os nossos conceitos de ser , o certo e o errado, o justo e o injusto, o julgamento.

-Quem somos em cada um dos cenarios em que nos movimentamos ,

-As relações profissionais, os fracassos, as falências, o sucesso ,a fama

-O que julgamos e como julgamos … etc etc etc

É fundamental mudar a forma como olhamos para nós e para o mundo.

Há um desafio latente no mundo, uma mudança que tem de acontecer.

Tudo o que nos acontece é sempre NOSSA responsabilidade, da forma como vivemos, da forma como decidimos sentir, da forma como escolhemos sentir. E o bom de ser o unico responsavel pelo curso da vida é Ser também o unico que a pode transformar, dirigir e decidir mudar de RUMO.

É preciso EDUCAR os nossos filhos de que na vida tudo tem um SENTIDO… e a Busca de Sentido é o primeiro dos sentidos da Vida.

Nos dias de hoje assistimos a uma sociedade em depressão. Uma sociedade que nas ultimas décadas, apenas se preocupou em seguir em frente. Sem consciência dos efeitos a longo prazo de deixar feridas abertas. Fomos sempre motivados a colocar-nos de pé a qualquer custo, sem alicerces de base fortes. Uma educação Psicossocial que nunca nos convidou ou ensinou a importancia de olhar para dentro… O convite sempre foi apreciar, desejar, enaltecer o que está fora de nós…

Aos poucos caminhámos para um suicidio colectivo: ninguem quis saber dos efeitos dos seus actos e das suas escolhas no global. Cada um se fechou na sua casa, na sua familia, no seu negócio, na sua conta bancária… quando falha um plano, não sabemos como fazer, deixamos de ver saida, todas as soluções ficam cincunscritas a esse pequeno mundo que é o unico que acreditamos que existe… nada faz sentido… e assim se instala o pânico… Este mecanismo é comum e o cenário mais provável que pode acontecer a cada um de nós que vive desta forma, é por isso importante mudar de PARADIGMA e aprender a olhar para o mundo de uma forma GLOBAL…

Estamos a tempo de criar uma vida GLOBAL com sentido… Educar para o SENTIDO da vida… porque só assim encontraremos o equilibrio para cada um de nós e para a humanidade.

Livro : “Em busca de Sentido” Viktor Frankl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s