5 DIAS DE AMOR

Embora o tempo que dediquei ao estudo da astrologia, não me tenha permitido grandes avanços, confesso ter por ela um grande fascínio, quer no campo da astrologia mundial (Andre Barbeau) psicológica (Dane Rudhyar e Liz Greene) e Espiritual (Maria Flávia Monsaraz).

SEI que os trânsitos planetários afetam a energia do homem na terra, o que é uma evidência para muitos estudiosos a nível mundial, conseguindo até determinar, campos de acção desses movimentos , assim como alertar para: a propensão para eventos inesperados, alterações globais, tensões e diversos outros acontecimentos.

Se o nosso humor pode ser afetado por dias cinzentos ou luminosos, por dias mais longos ou mais curtos, ou pela água do mar… também o é pelos trânsitos astrológicos…

Mas não é de astrologia que venho falar mas foi graças a ela que surge este texto!

Há uns dias recebi informação astrológica , que nos próximos tempos, viveremos uma mudança dos eixos nodais… E quando existe mudança destes eixos no céu, algo cá em baixo muda. Abreviando a questão, a informação sugeria que a energia desta mudança, poderia ser semelhante à de alguns períodos da nossa vida, podendo activar ou fechar assuntos vividos nos anos : 1986/87 ; 1995/97, 2004/2005; 2014/15.

Ora em 1986 era eu uma estudante de 11º ano ,e para a disciplina de Antropologia fiz um trabalho comparativo entre religiões, Testemunhas de Jeová, Católicos, Mormons, Evangélicos 7º dia e Hindu. Não foi dificil perceber que, não obstante umas religiões, fossem mais antigas que outras, todas se guiavam pelas mesmas linhas e basicamente convidavam que cada um se torna-se melhor pessoa.

Fruto deste trabalho , foi uma excelente relação com o Padre Carlos da paróquia do Algueirão, que me convidou a fazer parte do grupo de jovens que prestavam auxilio a familias carenciadas. No meu primeiro dia com o grupo sentia-me feliz com a conquista de utilidade. Para meu espanto, no segundo dia fui chamada à secretaria para apresentar prova da minha formação em catequese e primeira comunhão:

-Não tenho nada disso, nunca andei na catequese, nem sei rezar! – respondi

Fui retirada do grupo com a indicação que só poderia voltar quando tivesse completado o ciclo de catequese!

Insisti mas o padre, respondeu:

-Regras são regras …

Sai zangada… não pertencer, ser excluída, quando tinha o coração cheio de amor…não era justo!

A partir desse dia , afastei- me totalmente da igreja… mas inevitavelmente com uma familia católica, a igreja aproximava-se de mim; quer através do colégio das minhas irmãs, de amigos da família, padres que participavam em festas, missas de baptizados, casamentos… e mortes! Achava ridículas a missas e a forma como o mesmo texto era lido para toda a gente …

Num dos encontros anuais de profissionais de seguros , acompanhei os meus pais ao norte. E numa pequena capela de Braga, foi celebrada uma missa em honra de um colega, e para meu espanto o padre convidou-me a ler uma parte da Biblia… recusei , questionou-me e respondi que não podia, não tinha nem comunhão nem catequese… e ele respondeu-me: “Tudo invenção dos homens! Quando Jesus morreu nem existia igreja católica… Não vês que isso são tudo invenções dos homens… Se tens amor no coração não só podes como deves ser tu a ler… Quantas leituras são feitas por pessoas cheias de raiva ????…” E repetia ” Tudo invenção dos homens” ….

Não me reconciliei com a Igreja, mas entrei em grande ressonância com aquele Padre… Talvez existissem mais como ele dentro da mesma instituição!

Olhar para a Igreja como uma grande instituição , feita por homens e mulheres imperfeitos, permitiu-me viver mais pacificada com o que me sucedeu. Afinal o padre de Braga ter me ia deixado continuar no grupo de jovens.

Na verdade todas as instituições são compostas por pessoas e seria uma grande coincidência que pra a igreja só fossem pessoas sãs… O que fazem os padres e as freiras aos traumas de infância ? e à sua realidade sistémica ? os traumas transgeracionais ? É impossível que não errem … é literalmente impossível !

E ainda há outra questão, dentro de uma mesma instituição, há sempre quem corrompa as regras , faz parte da natureza humana, a igreja não foi criada por deuses mas sim por homens.

Para quem não sabe a igreja católica só se organizou como instituição 300 anos depois da morte de cristo … Uma organização feita por homens da época … com interesses da época … TREZENTOS ANOS DEPOIS … já não existia ninguém VIVO , que tivesse acompanhado CRISTO … É fácil de perceber que tudo foi definido por homens !!!!

Coldplay vieram a Portugal e inesperadamente cada espectáculo foi um evento de bem estar. Muitas pessoas investiram para os ir ver, e sairam de alma cheia. Houve mesmo quem falasse de transformação e de elevação espiritual. O festival waiking life promove um mundo melhor, o BOOM a liberdade e o amor e O Rock In Rio, vende-se como Marca para tornar o mundo melhor… Não é preciso uma análise muito profunda para encontrar incoerências entre o que promovem e o que acontece… E ainda assim estão esgotados…

O Papa Francisco é um homem carismático, que tem arriscado confrontar os fieis católicos com novas visões. Diz que deus é Jovem, porque deus pede que se faça diferente das estruturas pesadas e envelhecidas, que sejamos disruptivos, que contestemos … que tenhamos pensamento critico… que façamos NOVO com Lucidez, que não nos deixemos ir atrás do que muitos velhos conservadores defendem “em nome de deus” sem que deus tenha algo a ver com isso!

Existem muitos erros na igreja, demasiados até, existe demasiado poder, demasiada ostentação, existem padres doentes, homens que nunca deveriam ter pisado um altar… mas não são todos assim … Não seria justo serem todos medidos pela mesma fita…Infelizmente como instituição é composta por pessoas imperfeitas, e perde o controle de todos os que lhe pertencem…

As Jornadas Mundiais da Juventude são um evento de fé, como qualquer outro festival. As pessoas investem do seu tempo, energia e dinheiro em prol de algo que acreditam que lhes vai fazer bem .

A organização e produção de eventos é sempre um serviço caro que envolve muitas estruturas que se fazem pagar, são centenas de empresas envolvidas com fins lucrativos, seja para a fé ou para o futebol o valor é igual. … E quanto maior a afluência maiores as exigências, por questões de segurança e para que o publico não saia defraudado!

Sobre o investimento absurdo do estado, quando está tanta gente a precisar… Para pensarmos assim sobre este evento, pensemos também nos nossos investimentos individuais em concertos, jogos de futebol, futilidades e porque não nos unimos todos e fazemos um fundo de investimento nacional para ajudar quem mais precisa ? porque não nos unimos e abdicamos destes momentos em prol de participarmos individualmente na construção de um mundo melhor ? Porque não somos nós o exemplo ?

A igreja é uma instituição de fé, assim como os Clubes Desportivos são instituições desportivas. Uns tem claques enfurecidas, outros tem peregrinos.

A força energética de uma plateia, de um estádio ou de um local de culto esgotados pode ser sentida “fisicamente” por qualquer um de nós e o seu poder, transformador é inegável…

Na verdade, nesta perspectiva, talvez tudo esteja mesmo errado… ou então está tudo certo e limitamos-nos a tirar partido do que existe… desfrutando da grande vibração que de vez e quando se faz sentir, e que ainda que não perdure no espaço e no tempo é um vislumbre do que poderia ser…

Lisboa por estes dias pode encher-se de fé… De Amor… De Paz… Se cada um que aqui estiver, trouxer amor no seu coração, ainda que seja só durante esta estadia, já teremos todos ganho energeticamente e elevado a vibração da cidade …

O que os nódulos lunares me dizem: Faz a tua parte, o melhor que souberes…e desfruta do AMOR sempre que te aparecer à frente…Porque no fim de tudo , só o AMOR transforma, o resto: ” É invenção dos homens”

Que LISBOA seja AMOR por estes dias … E que o Universo permita que estes sejam dias felizes para cada JOVEM para cada PEREGRINO…

Que os deuses os abençoem …

Deixe um comentário