Competição é mau ?

A Mariana às vezes sente que é competitiva e acha que isso pode ser mau diz que sente duas coisas diferentes: gosta de ser a melhor e não gosta de ver outros tristes por não terem conseguido ser bons o suficiente.  E Diz lutar contra a sua vontade de competir. 

Que bom podermos falar sobre isto. É um problema social, não é um problema de jovens só. E competir é algo que faz parte do plano de sobrevivência quer do homem quer dos animais, tudo depende do tipo de competidor que somos e para conhecer quais a nossas verdadeira motivações para ser melhor  podemos fazer-nos algumas questões. E responder com honestidade:  Quero ser melhor que quem ? ; Para que quero ser o melhor; Para meu ego  e vaidade ? Ou porque sendo o melhor posso melhorar o estado do mundo ? ; Para ser o melhor vale tudo ?; sou capaz de prejudicar outros para ser o melhor ? ; fico incomodado com o sucesso dos outros ? ; quero ser melhor que todos à minha volta para me superiorizar ?  ou Apenas quero ser o melhor porque quero fazer melhor ?.  

Se souberes responder as estas questões, vais saber se a tua competição é um sentimento saudável que te pode fazer chegar mais longe ou se é um sentimento mesquinho que serve unicamente à tua vaidade e ao teu ego.  Uma dica importante: tudo aquilo a que resistes persiste, por isso se és competitiva, assume antes de mais esse sentimento, porque não há mal nenhum nisso. Responde ás questões acima, reconhece o teu tipo de competitividade e depois disso, escolhe o caminho mais construtivo para essa emoção, que pode apenas estar mal direccionada. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s