A Luisa frequenta uma escola que este ano adoptou a frase “A beleza Salvará o Mundo” e esta é uma frase que à partida não lhe faz muito sentido e por isso pergunta de que forma pode a beleza salvar o mundo ? como é possível que o belo só por o ser, salve o mundo. Para a Luisa a beleza gera muita futilidade e competição.
Acho que a razão desta frase gerar alguma confusão e até resistência, tem a ver com a forma como actualmente se entende a palavra Beleza. A beleza nos dias de hoje está associada às coisas físicas, ser bonito ou feio, ficar bem ou ficar mal, apenas o que é agradável à vista. Mas existem outras formas de beleza, pois se assim não fosse, como podem os que não vêm encontrar beleza durante a sua vida.
Assim e para todos que quiserem deixo o desafio que propus à Luisa. Primeiro que observasse o que de belo tem em si. Segundo que escrevesse num papel atitudes, sentimentos, pensamentos, cheiros , sons que considera belos.
A minha segunda proposta foi que se recordasse de um cheiro que não tivesse sido muito agradável, portanto nada belo, a Luisa lembrou-se do cheiro a estrume da terra dos avós e associada a essa memória chegaram as saudades daqueles tempos tão divertidos em que o avô estava a trabalhar a terra para cultivar de seguida e o quanto divertido era semear batatas com o avô, como era feliz nessa altura. Sem que fosse preciso dizer mais nada a Luisa percebeu que aquele cheiro horrível a conduziu a uma boa memória e exclamou, já sei T’Ana afinal o cheiro que eu achava mau tem uma beleza muito especial… É isto, mais coisa menos coisa. Se conseguirmos parar para pensar em todas as coisa que nos acontecem, boas e más, e encontrar a parte bela, estamos no caminho da criação de um mundo mais belo.
A maior beleza é o fenómeno da vida. E na vida mesmo em momentos difíceis temos de confiar que há uma parte bela, por vezes é difícil encontra-la, precisamos de espernear, revoltar-nos enraivecer-nos mas no fim, tudo está perfeitamente ligado de uma forma bela.
A beleza salvará o mundo quando conseguirmos cada um de nós, ver em todos a parte mais bela de cada um. Fazendo com que seja essa a parte alimentada. Em vez de alimentarmos as coisas feias com criticas, julgamentos que apenas produzem os seus semelhantes e na escola podemos começar a treinar isto com todos os colegas. Beleza produz beleza, critica produz critica e revolta. Olhemos uns para os outros para a parte mais bela de cada um e será essa parte que veremos crescer. Assim no futuro tudo será cada dia mais belo e… a beleza salvará o mundo!