A Catarina não entrou para a faculdade. A Media não chegou para o curso que quer. E decidiu repetir o 12 ano para melhoria de nota. Entretanto os post nas redes sociais de colegas a celebrar a entrada na faculdade e os encontros entre os colegas onde não se fala em outra coisa, estão a deixa-la frustrada:
“sinto que fiquei para trás, que já lá deveria de estar , que falhei , parece que perdi valor pessoal! Sinto me mal “
-De que forma olhas-te ao longo destes anos para os colegas que chumbaram ? – perguntei-lhe
-Bem achei sempre que se chumbaram foi porque não trabalharam o suficiente e nunca me quis imaginar na posição deles? – respondeu a Catarina
-Que posição ?
-A posição de “repetente”, a de alguém que não foi capaz de superar uma etapa e que vai ficar para trás ?
-Mas ficou para trás do quê , consegues explicar ?
-De todo o grupo , da aprendizagem do grupo ?
-De que aprendizagem ?
-Da escola …sei lá!
– Então entendes que o facto de eu não ter conseguido passar do meu 5 ano para o 6 ano, fez de mim menos capaz que todos os meus colegas e por isso na hierarquia fiquei a baixo do grupo é isso ?
-Pois !
-Ainda que eu fosse uma boa amiga, uma colega atenta … não conseguir superar a matéria de matematica e português fez de mim uma pessoa diferente, menos capaz em todas as minhas valências ?
-Não , Isso não faz muito sentido ! – interrompeu-me
-Mas é o que te estás a cobrar … como não te conseguis-te superar estás a auto desvalorizar-te …
Querida Catarina, diz-se que quando temos um dedo apontado para o outro, outros três estão virados para nós… quando olhamos para um colega Repetente como se ele fosse inferior, corremos um enorme risco de um dia sermos nós os repetentes e depois sentir em nós tudo aquilo que criticamos nos outros! Talvez fosse bom pensar sobre isto.
Não se limitem, não se deixem levar pelas comparações , brindem felizes com os amigos que já entraram e que estão no caminho universitário, eles terão novos desafios e toda a boa energia que lhe puderem dar é uma grande ajuda … Todos os caminhos são válidos … Melhorem as notas, mas antes melhorem-se como pessoas todos os dias, com ALEGRIA e PAZ no coração … Acima de tudo persistam e insistam no que vos faz feliz… Há sempre tempo para repetir e melhorar, estamos sempre a tempo…desfruta da tua vida que é unica!.., ACREDITA QUE VALE A PENA