Não Sobrecarregar é a melhor forma de Cooperar

Neste momento que ficamos em casa além de todas as praticas de introspecçao, de viagens ao nosso interior, de meditações e reflexão , existem medidas práticas que podemos tomar , para cooperar com o sistema de saúde publica, com os medicos e enfermeiros, policias , pessoal activo em superemercados e industria alimentar e farmaceutica.

A melhor forma de Cooperar é NÃO SOBRECARREGAR

O que queres dizer com isto ?

Que temos de ser responsáveis …pelas nossas acções , por todas elas : O que comemos, o que dizemos, o que pensamos e como agimos!

Há muitos anos numa formação que fiz sobre o papel da meditação e da hipnose nos doentes oncológicos o Terapeuta dizia que a introdução da meditação/hipnose, como parte do tratamento de doentes oncologicas , tinha que ser um trabalho multisiciplinar. Deu alguns exemplos mas focou-se muito na alimentação:

– Um doente Oncológico deve abster-se de comer açucares, farinhas, alimentos processados, regrigerantes, álcool, café , doces e bolos.. Tudo o que seja um estimulo à produção de mais células cancerigenas !

Dizia que uma boa pratica alimentar, potenciaria bastante os resultados da meditação e hipnose. Do meio da audiência uma senhora interrompeu :

-Ó Dr mas eu gosto tanto do meu pastel de nata depois do café!

– Pois é minha senhora , então coma o seu pastelinho de Nata  com o seu cafezinho, mas não espere grande resultado desta pratica, posso devolver-lhe o valor da formação se quiser !

Na sala fez.se um silêncio ensurdecedor. A rudeza do comentário atingiu cada um de nós. o Dr prosseguiu.

– Como se chama ?

-Adelaide

-Pode chegar aqui ?

A D Adelaide deslocou-se até ao palco onde estava o Dr.  que a colocou, carinhosamente ao seu lado .

– Podemos conversar um bocadinho

-Claro Dr, eu não me quero ir embora!

– Eu sei – fez uma pausa.-  A Adelaide tem filhos ?

-Sim tenho 3 filhas e 4 netos. E é por eles que estou aqui, preciso de ficar bem!

-E se eu lhe disser que esse pastel de Nata e esse café estão a fazer exactamente o contrário daquilo que quer, pelos seus filhos e pelos seus netos  e … por si ?

-Eu já percebi, mas nunca pensei que fosse tão mau!

– Sou lhe muito grato por ter sido verdadeira e ter dito exactamente o que sentia,  graças a essa manifestação percebeu que esse é mesmo um habito a retirar da sua rotina; por si, pelos filhos , pelos netos e por todos os profissionais de saúde que a acompanham !

-Pelos profissionais de saude ?

-Sim querida Adelaide, quando propus devolver-lhe o dinheiro desta formação, foi por perceber que não estava disponivel para assumir um compromisso e alterar os seus hábitos.  Logo o meu trabalho consigo seria em vão, além disso eu como terapeuta não quero ser um peso para o sistema de saúde, se os doentes não cooperam eu não tenho lugar,  não faço milagres!

Ficou clara a mensagem… As nossas acções e escolhas afetam muito mais que o nosso corpo. Afetam um Sistema global: famíliares, amigos, profissionais de saude, outros doentes e todo o sistema

Realtivamente à alimentação e nutriçao, considero urgente parar de colocar na nossa boca, toda a porcaria que nos apetece e depois ficar à espera, que a medicina encontre uma solução milagrosa, para aquilo que os nossos caprichos e desejos destruiram no nosso corpo…

É certo tambem que a Nutrição foi incluida na nossa educação sócio-cultural.  Comer está associado ao prazer em detrimento da nutrição. O curso de medicina até há  muito pouco tempo, apenas tinha um semestre sobre nutrição . Os saberes ancestrais das medicinas mais antigas do mundo , Ayurveda e a medicina chinesa , sempre começaram por aí: É no que comemos, no que pensamos e no que sentimos que está a chave para a saude ou para a doença.

É evidente que existe a genética, mas tambem já sabemos o quanto é mutante a nossa genética, se inserirmos novos hábitos e rotinas alimentares, físicas e emocionais.

O que é que podemos fazer neste momento para COOPERAR se estamos em Casa?

  • Boa alimentação  ( existem milhares de informaçoes sobre os benefícios e dicas para uma alimentação saudável)
  • Beber agua e chás durante o dia para ir limpando o organismo
  • Praticar algum exercicio
  • Praticar respiração consciente ( pocurar youtube)
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Limpar a casa e manter o espaço onde vivemos higienizado
  • Cooperar na limpeza “DIÁRIA” do nosso prédio
  • Cooperar com os vizinhos que estão em risco e fazer compras por eles

Sobre as nossas acções

  • Ter atenção aos Posts que fazemos nas redes sociais: Ninguem neste momento precisa de saber se estás numa quinta privada, num jacto, se és afortunado ou não … se comes marisco ou feijão com arroz. Essse tipo de Posts são provocatorios… sempre foram … mas neste momento podem ganhar expressões diferentes… ESQUEÇAMOS o nosso EGOzinho… É preciso não esquecer que foi o ego que nos trouxe aqui …Somos todos responsáveis pelo que está a acontecer.
  • Nas redes sociais postemos só coisas que possam ser uteis aos outros … Brinquem , joguem , cantem… enviem boa energia…
  • Sempre foi o publico que escolheu se quer rir ou quer chorar… existem momentos de reflexão em que rir é pior que chorar… Há que ter essa consciência.
  • Temos de estar informados, mas é importante perceber se a ansiedade jornalistica esta a entrar pela nossa casa e a contaminar a paz e o equilíbrio.
  • Estejamos disponiveis para o que vier… confiantes de que, como sempre, no fim tudo vai estar onde tem de estar!…

Se cada um de nós fizer a sua parte, não só estaremos a não sobrecarregar como criaremos um NOVO SISTEMA , em que cada um está consciente do seu lugar no mundo e assumirá a resposnabilidade por tudo o que LEVA Á BOCA, O QUE SENTE , O QUE PENSA e COMO AGE…

Somos o que comemos 

Somos aquilo que pensamos 

Somos o que sentimos 

Somos as nossas acções 

Éis a minha proposta para COOPERAR com todos aqueles que fisicamente estão arriscar a propria pele para Fisicamente tratar o Virus…

Aproveitemos para tratar da nossa mente, E ao mesmo tempo co-criarmos uma nova Realidade.

Com AMOR

Ana de Jesus

simbolo_logo ana_teresaJ_

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s