E agora o que vai Acontecer ?

Com a Pandemia e com todo o panorama Social e duvidas no sistema educativo, os alunos estão confusos. As perguntas repetem-se ?

-Como vai ser ?  Preciso de passar  de ano e agora a minha média ? E os exames ,estou desde setembro com explicações de Fisica Quimica para o exame, o que vai acontecer ? E as aulas ? E os amigos ? e … e … e …

Nas sessões com os jovens, surgiram muitas perguntas , para as quais não tenho resposta! Aliás, ninguem tem! …

Sobre o nosso sistema até dia 13.03.2020

Habituamo-nos a ter respostas para tudo… quando não sabemos, “googlamos” e rapidamente, temos acesso à informação dos sites oficiais.

Os nossos movimentos académicos são definidos pelo ministério, desde o inicio do ano.  Fomos educados a consultar toda a informação que precisamos e a  preencher os impressos X ou Y para os exames previamente marcados,  a esclarecer duvidas na secretaria, com a DT ou através da consulta do Decreto de Lei…

Sempre soubemos onde ir buscar informação… Mas neste momento tudo mudou a informação “caducou” não é valida e surgem muitas questões e uma grande ansiedade à falta de respostas…

Percebi que para alguns jovens a ansiedade é provocada por o medo de falhar , faltar ao compromisso… A informação foi-nos dada para que não falhássemos… Para que pudessemos cumprir … E para muitas pessoas o medo do incumprimento é o primeiro sintoma ,associado à ansiedade.

Há que RESSIGNIFICAR:  Se não há informação, não pode existir compromisso… Se não existe informação não pode haver INCUMPRIMENTO e MEDO DE FALHAR.

Há muito medo de não estar a cumprir … É preciso colocar a cabeça em ordem.

Perguntei ao Henrique :

-Há um mês atrás , sabias o que precisavas de fazer ?

-Sim, estava tudo claro, tinha entregue tudo para os exames!

-Fizes-te a tua parte, dentro daquele sistema ,certo ?

-Sim ,fiz!

-Como o sistema mudou e está tudo num grande reboliço, precisamos de aguardar. Os responsáveis vão encontrar soluções para que cada um siga o seu percurso, dentro de uma nova realidade, mas para isso é preciso tempo.

-E o que faço entretanto ?

-Não podes fazer nada mais senão aguradar. Esperar , confiante de que tudo vai ser direccionado da melhor maneira. Contigo proprio apenas podes assumir um compromisso.

-E que compromisso é esse ?

-Estar atento aos mails que recebes da escola e à informação que vem de fonte fidedigna! Pois só essa é  te responde correctamente.  Esquece as noticias constantes, que só servem para criar ansiedade e excitar as almas… Assume esse compromisso contigo e tranquiliza-te. O importante agora é protegermos-nos e cooperar para que o virus não se propague.  Esta é a informaçao fundamental e necessária para o momento!

-Sim faz sentido, não posso mesmo fazer mais nada!

-Aproveita para acalmar a tua ansiedade e perguntar-te , porque tenho medo de falhar quando a responsabildiade não é minha ?  Porque assumo a culpa de algo que não me pertence ?  É importante escreveres sobre isto. Fala contigo e tenta perceber o que tens de mudar para que de uma proxima vez, tenhas clareza para saber o que te pertence e o que não te petence de resposnabilidade ou culpa.

– Ok , vou fazer isso !

O Francisco está num dilema, quer mudar de àrea , está confuso e toda a instabilidade do momento lhe retira confiança na sua decisão :

– O que queres fazer ?

– Quero mudar de àrea ?

-Queres mudar de àrea porquê ?

-Porque não estou feliz nesta àrea que escolhi, decidi que não é por aqui ! Mas agora com esta confusão, não sei o que fazer ! Quero mas não quero perder um Ano , é voltar atrás…

-Para quem é que perder um ano é voltar atrás ?

– Para mim e além disso sinto que estou a falhar ?

-Mas já pensavas assim antes de tudo isto acontecer no mundo ?

-Sim já pensava …

-Nunca pensas-te que mudar de trilho, pode ser um grande passo em frente ?

-Como assim ?

-Aos 16 anos tomar uma decisão consciente, sobre uma mudança que queres para ti, pesando todas as vantagens e desvantagens,  é um grande passo em frente, face ao teu desenvolvimento pessoal !

-Vistas assim as coisas, faz sentido !

– É uma decisão que apenas depende de ti, talvez a primeira grande decisão da tua vida, exige de ti firmeza,   a ainda te dá uma enorme aprendizagem para a vida.

-Mas tenho medo de mudar ?

-É normal ter medo de mudar !

-É normal ?

-Sim , uma das maiores resistências do ser humano é à mudança!  Gostamos muito da nossa zona de conforto. E muitas vezes abdicamos das coisas que realmente queremos e nos podem fazer evoluir, com medo da mudança!

– Mas eu não quero isso para mim!

-É quando temos essa postura que o medo deixa de ser determinante na nossa escolha e passa a ser um sentimento  normal que marca presença, mas não bloqueia a nossa acção! É sempre bom, questionarmo-nos , reflectir ,  há que apontar as vantagens e as desvantagens da nossa escolha, para tomar uma decisão.

-Sim acho que já decidi… Assim é mais fácil!

– Depois de decidir, precisas de assumir o compromisso contigo e a responsabildiade da tua escolha e é esse compromisso e responsabilidade que te vão dar força para continuar, sempre que surgirem obstaculos pelo caminho e sempre que a duvida se quiser instalar.

Neste momento é muito importante que cada um respire fundo…

Fomos educados e educámos para agir, para a actividade , para produzir, para estudar, ter resultados, competir, avançar , ir em frente, ousar, empreender, ir mais longe, correr exercitar, ir para o mundo…  Mas neste momento, mesmo sem nunca termos estudado para isso , precisamos de parar…

A decisão de parar é uma decisão colectiva, pelo bem de TODOS …

É importante olhar para o que se passa à nossa volta… Não nos podemos centrar apenas nos nossos pequeninos objectivos , precisamos confiar…

O mundo está a mostrar-nos uma nova realidade e se nos focarmos em tudo o que não conseguimos fazer,  num MUNDO que Já não existe… Perderemos a oportunidade de observar o mundo AGORA e a grande transição que estamos a viver…

Precisamos confiar… Porque não podemos controlar nada… Está bem CLARO para a humanidade que apenas controlamos o que já conhecemos e  quando surge algo completamente novo, o medo pode tormar conta de NÓS… Temos de estar prontos para observar o que está a acontecer…

Se aqui e agora assumirmos ACTIVAMENTE  compromisso e a responsabildiade com a nossa HIGIENE, ALIMENTAÇAO, ISOLAMENTO e FAMILIA o medo perderá espaço!

Como :

Higiene- Manter a Casa Limpa, o Predio, Elevadores, Botões de elevadores , puxadores, Campainhas … As nossas mãos.

Alimentação- Evitar Açucar em Excesso, Café, Alcool , Gorduras,  Processados ( batatas fritas, fritos, gordura em excesso)  – Comer Sopas, vegetais, grelhados, batata cozida, feijao , arroz , legumes.

Isolamento- Não ouvir noticias mais que uma vez por dia, ler livros, ouvir musica de relaxamento, fazer chamadas para amigos ,familia, Ajudar nas tarefas da casa, organizar o quarto, retirar coisas velhas e inuteis de casa. Agradecer o que temos.  Sermos gentis com os nossos.

Família- Instalar a paz, jogar, observar . Perceber que somos todos espelhos uns dos outros. O que não gostas no outro tens em ti… Agradecer , cooperar.

Sessões via skype : ana.teresa.jesus  “Gratuitas para JOVENS ”

Programa «Coaches Voluntários ICC»

image002

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s