Escola Privada… em Casa… ?!!! PAGO???

Após alguns pedidos de orientação, sobre o tema “Pagamento de Mensalidade em Colegios Privados”  que provoca alguma revolta e sensação de injustiça , resolvi escrever a visão, que partilhei com os pais que me relatavam as suas inquietações: 

– os miúdos estão no mesmo colégio ha 8 anos…ontem recebi a fatura do mês de abril, igual à de todos os outros meses , quando eles nem sequer vão à escola. Não me parece nada justo!!!

-Grande lata, acha isto normal, a estrutura está parada e querem receber o mesmo! 

Se analisarmos a questão fria e economicamente, talvez o primeiro impulso nos leve a um sentimento de revolta e injustiça. Mas uma escola privada, é muito mais que uma empresa e por isso,  podemos olhar para a questão com outros olhos. 

Uma instituição privada de educação, tem encargos fixos mensais, com todos os seus funcionarios. Alimentam diversas estruturas familiares e os seus clientes são os pais dos alunos, que voluntariamente assumiram um compromisso, colocando os filhos nessa instituição.

Neste momento, assim como as escolas publicas todo o sistema privado está num reboliço e processo de adaptação a um novo sistema educativo, que responda às necessidades académicas, garantindo assim um fecho de ano lectivo a todos os alunos. Ninguem tem duvidas, que nenhuma escola parou a sua actividade, durante este ultimo mês. Nós estamos em isolamento, mas professores e directores estão mais que nunca em actividade. É preciso também entender que fazendo parte do sistema educativo, este tipo de empresa não pode entrar em LAY OFF, pois tem de garantir a continuidade de ano lectivo por questões legais e óbvias. 

É certo que ninguem é responsável por esta situação e por isso devemos apelar ao bom senso de todos aqueles que alimentam o sistemas Privados.  

Quanto ao pagamento da mensalidade, poderei falar por mim, porque tive os meus filhos num colegio privado durante 11 anos, com quem tenho um pacto de gratidão. Sempre assumi, que esta foi uma escolha pessoal. Escolha que me faz também co-responsável e parte da vida dos que tiram dali a sua fonte de rendimento; professores, administrativos e auxiliares de educação . Por isso em situação de crise, deverá imperar o bom senso e a responsabilidade que assumimos. 

Neste caso particular, convidei os pais a analisar a sua situação  e a encaixar-se num dos três cenários. 

-Os pais mantem os seus rendimentos ? Se Sim,  deveriam por bom SENSO continuar a pagar a mensalidade acordada ,excluindo obviamente despesas com alimentação , visitas de estudo e actividades extra curriculares, cooperando assim para a saúde da instituição, na mesma medida em que a sua empresa está a fazer consigo!

– Caso um dos dois tenha ficado sem rendimentos, deverão avaliar se esse corte os impede mesmo de pagar parte da mensalidade e expor a situação ao colegio, tentando um acordo, para o pagamento de um valor mais baixo mensal dividido até setembro/outubro. 

-Caso os dois tenham ficado sem rendimentos e não tenham mesmo possibilidade de pagar a mensalidade, deverão comprovadamente,  pedir a suspensão do pagamento até regularização da situação. 

Só com bom senso e muita honestidade de parte a parte, poderão ser mantidas todas a estruturas que fazem parte de um colegio privado. Evitanto assim que mais familias , de professores, auxiliares de educaçao e funcionarios, fiquem sem rendimentos quando são empresas que tem de estar activas e funcionais, para garantir o fecho do ano lectivo de jovens e crianças. 

Somos todos parte do todo e não podemos virar as costas a estruturas que nos foram tão uteis em outros tempos e que foram escolhidas por nós , só porque achamos justo ou injusto. Deve imperar o bom senso, a honestidade e a cooperação. Este é o mundo novo que se quer e é urgente pensar, que os padrões de pensamento de há um mês atrás, não cabem na realidade que estamos a viver.  

Se mantenho os meu rendimentos posso continuar a manter os rendimentos com os compromissos que assumi…Não posso pensar em poupar uns tostões ou aproveitar a situação a meu favor… quando para isso vou prejudicar a familia de todos aqueles, que cooperaram na educação dos meus filhos… !

É nesta paz e neste amor ao proximo que temos de aprender a VIVER…

Bom Senso , muita consciência dos efeitos das nossas escolhas na vida de outros. 

PASCOA FELIZ

 

IMG_2970

Um comentário em “Escola Privada… em Casa… ?!!! PAGO???

  1. Enquanto professora e também como cidadã, sinto-me muito grata por estas suas simples e sábias palavras.
    Mais do que nunca, somos chamados a ser honestos, humildes e criativos.
    Tenho a certeza de que sairemos deste periodo mais fortes, mas diferentes do que éramos.
    Para isso, temos de manter-nos unidos e fiéis ao respeito e ao amor ao próximo.
    Tenho muitas ssudades de estar com os meus alunos na escola. E a eles agradeço o estarem presentes nas minhas/ nossas aulas à distância, que tanto esforço e criatividade nos exigem, mas que são o ponto alto e a alegria dos meus/ nossos dias de trabalho em regime de clausura.
    A escola não parou nem vai parar. Apenas assumiu, temporáriamente, um novo formato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s