Espiritualidade VS Acção Quando é Preciso dar Voz

Desde há alguns anos surgem algumas propostas de acção para auto conhecimento, desenvolvimento pessoal e espiritualidade. Todos centrados no Indivíduo enquanto personalidade e na sua transformação para alcançar metas. O que cada um faz com esse conhecimento é outra historia. É ai que reside a diferença entre Autoconhecimento desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

Quer dizer que desenvolvimento Pessoal é diferente de espiritualidade ?

Sim são dois caminhos diferentes. No entanto é sempre através do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal que alcançamos o trilho para a espiritualidade mas, podemos apostar num processo desenvolvimento pessoal e autoconhecimento sem entrar no caminho da espiritualidade.

O desenvolvimento pessoal pode servir fundamentalmente, para abrir caminhos e alcançar metas, ultrapassar uma fase dificil, ou simplesmente atrair o que deseja e ficar por aí. Existem muitas pessoas, (ex: desportistas, estudantes, empresários, politicos, artistas) que o fazem para alcançar resultados, sucesso, atrair clientes e publico. Através desse desenvolvimento pessoal, conseguem resultados, um discurso mais lúcido, que aos olhos dos outros é confundido com maior consciência e muitas vezes através disso, ganham algum poder de manipulação. Este é um caminho que nada tem a ver com espiritualidade. A partir do momento que apostamos no auto-conhecimento para promoção, alcance de metas pessoais e sucesso , saímos da via da espiritualidade.

Então qual a diferença entre Desenvolvimento Pessoal e espiritualidade ?

O desenvolvimento pessoal pode ser usado superficialmente apenas para beneficio próprio, em prol do sucesso e alcance de objectivos e só isso. A espiritualidade leva-me a despertar para a minha essência e para o meu papel no mundo, todas as acções são em prol de um mundo melhor, se para “ter” algo tiver de prejudicar alguem, não o faço.

O caminho espiritual exige, desenvolvimento pessoal e autoconhecimento aprofundado. Só mergulhando em mim, me conheço e reconheço todas as mudanças que preciso fazer, crenças e necessidades que tenho de largar para viver em paz comigo e em conexão com tudo o que me rodeia. Exige honestidade, na observação de todas as minhas acções, pensamentos e palavras, não encontrando desculpas e justificações fora de mim, para as incoerências que pratico. Eu responsabilizo-me por tudo o que acontece à minha volta, porque faço parte disso. É através da espiritualidade que me formo como agente de mudança no mundo e tudo faço ao meu alcance, para tornar o mundo num lugar melhor para todos.

Qual é o melhor acordo que se pode fazer para seguir uma via espiritual ?

Só posso falar do acordo que fiz comigo, não sei se é o melhor. Fiz um pacto pessoal; 1º Estar atenta e observar diáriamente as minhas acções, pensamentos e palavras, para que estas estivessem sempre em coerencia. 2º Seria sempre honesta mesmo não gostando do que veria em mim (não taparia nunca o sol com a peneira), 3º Teria paciência e me daria tempo para melhorar, 4º que não faria este caminho de forma ansiosa 5º Todos os passos são em frente, mesmo aqueles que parecem nos fazer recuar à consciência anterior.

E para quê esta atenção e Observação ?

A Atenção e a observação permite agir em consciência, nunca escolher nada que prejudique o outro ou me desconecte do planeta e dos seus recursos. Observar tudo o que adquiro e a forma como uso. Observar se estou em respeito á liberdade do outro. Observar a minha relaçao com o conhecimento e com o outro, observar a minha humildade e a prepotência. Esta observação tambem serve para conhecer as minhas emoçoes e reacções, para gerir comportamentos, para não reflectir em outros as minhas raivas e frustrações, para observar e assumir os meus sentimentos menos nobres, acolhe-los e dessa forma resolve-los. Toda esta observação “honesta” das minhas imperfeições permitiu-me depois, começar a olhar para o outro com um novo conhecimento e com a consciencia “CLARA” da enorme teia emocional, social e cultural que o envolve para reagir de uma forma menos correcta. E assim aprendi o que é Compaixão.

Quando se passa a espiritualidade para o mundo ?

Estamos preparados a passar a espiritualidade para o mundo, quando vivemos em paz com tudo o que surge na nossa vida e temos consciência de que vivemos num mundo que também foi co-criado com as nossas imperfeições.

É é com meditação e boas acçoes ?

A história da boazinha quieta nada tem a ver com espiritualidade, muito menos nos dias que correm. Vamos precisar de ACÇÃO ESPIRITUAL, nada vai mudar sem que se faça por isso. Primeiro temos de ser EXEMPLO. Quando ganhamos plena consciência de quem somos e da mudança que queremos operar no mundo, podemos faze-lo de diversas formas. Há quem tenha esse poder através da meditação, ou da formação de pessoas. Mas a meu ver é preciso mais que isso, é preciso agir, não aceitar injustiças, não fechar os olhos ás incoerências por interesse pessoal, agir sempre em prol da mudança que se quer ver no mundo e em consciencia.

Mas ser espiritual não é recolher-se ?

Não, de todo. Para encontrar a nossa espiritualidade precisamos de nos recolher é verdade. Mas ao atingir um maior conhecimento de nós , ficamos prontos para agir no mundo com uma maior consciência, inteligência e foco na mudança que é necessária fazer. O Trabalho em Nós mesmos só faz sentido , se for para agir no mundo , Caso contrário terá sido apenas um modelo de vida EGOISTA igual a qualquer outro… Após o processo de aprendizagem é preciso ir para o mundo.

Como me manifesto Espiritualmente ?

Com DETERMINAÇÃO com GARRA e com RESPEITO

Não preciso de ofender ninguem, desvalorizar ou inferiorizar. Não preciso de alimentar a RAIVA o ÓDIO e a VINGANÇA… Preciso apenas de lucidez , honestidade e VERDADE e SEMPRE com COERENCIA entre Pensamentos , Actos e Palavras ….

Como se age contra a discriminação sexual Espiritualmente?

Existem pessoas. Que ou são Homens ou são Mulheres… E o Mundo é feito de Pessoas que ou vem ao mundo como Homens ou como Mulheres, todas as diferenças, para além das organicas e próprias do funcionamento fisico que distingue os sexos, foram determinadas e co-criadas por essas mesmas pessoas e perpetuadas por crenças … para alterar essas crenças é preciso não permitir que sejam cultivadas. É preciso denunciá-las em prol dessa consciência. Denunciar sem raiva, sem odio … Agir com Respeito, com lucidez e AMOR. Recolher-me a essa denuncia em nome da ESPIRITUALIDADE é perpetua-la e perpetuar o sofrimento humano… há provocaçoes às quais não é preciso dar Voz , existem outras que precisam de SOM.

A Maior consciência é que somos nós que Criamos a Realidade em que Vivemos … A BOA NOTICIA é que podemos sempre MUDAR essa Realidade… Com sobriedade e respeito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s