A Mafalda tem 22 anos e sente-se confusa. Cada vez lhe faz menos sentido algumas realidades que estão à sua volta. Um dos temas que a trouxe a esta sessão é a “ambição”, já não sabe se é bom ou mau ser ambiciosa e justifica porque:
” Não consigo admirar as pessoas que dizem ser ambiciosas, não me consigo rever na forma como buscam ser mais… Aliás estou cansada de ouvir o meu pai dizer que eu não tenho ambição , que deveria ser mais lutadora… mas sinceramente todas as referências que vejo à minha volta de pessoas que quiseram muito, não consigo admira-las”
Pedi à Mafalda que me enumerasse alguns exemplos dessa ambição que não lhe faz sentido:
“-O meu tio tem uma grande empresa, está sempre a queixar-se que os funcionários são ingratos, queixam-se porque recebem mal… sempre ouvi esta conversa e achava normal… conforme fui crescendo percebi que a ambição dele querer uma empresa muito grande e de querer muito fez com que tivesse de ter muitos empregados, mas para ser concorrente no mercado não lhes paga bem… para mim ser ambicioso assim não vale a pena, é crescer a qualquer custo à custa do esforço mal recompensado de outros !”
Os jovens estão sempre a surpreender-me pela forma clara como veem alguns comportamentos. Comportamentos que aos olhos dos adultos são realidades perfeitamente justificáveis por uma cultura empresarial viciada em conceitos de “empreendedorismo e ambição”. Aos olhos da Mafalda estes conceitos não fazem sentido.
Na realidade há que fazer um “desmame” psicossocial á ambição que se instalou no inconsciente colectivo. É preciso antes demais dissociar Ambição de Ego(ismo).
O mundo vai precisar que a Ambição se associe conceitos de Conciência e Sustentabilidade. E assim nascerão NOVOS AMBICIOSOS
Os novos ambiciosos tem de forçosamente ser homens e mulheres que respeitem o PLANETA
O novo ambicioso não vai querer “PODER” para o seu EGO, mas sim para poder tornar o mundo melhor para todos.
O novo Ambicioso só vai crescer, na medida em que tudo à sua volta prospere
O novo Ambiciosos só vai querer conquistar, até onde não prejudique o planeta
O novo Ambicioso vai ter na sua maior AMBIÇAO ser melhor a cada dia.
O Novo Ambicioso vai ter na sua MAIOR AMBIÇÃO nunca ser engolido pela sede de PODER…
O novo ambicioso vai trocar o TER é PODER pelo TER é SER CONSCIENTE
Uma das reflexões que deixei à Mafalda foi que escrevesse sobre o que para ela significa Ambição e Poder. O que mais ambiciona e se tivesse poder o que mudaria !
Quanto ao poder… ste é fruto da ambição…! Querer ter poder é já um sinal de perigo…
Quando participei pela primeira vez num grupo de meditação o mestre com grande amorosidade perguntava aos colegas que ambicionavam ver a luz:
” Não sei para que a querem tanto…A luz só traz humildade , não traz poder … Todos aqueles que a utilizarem para ter poder, deixarão de a ver!”
Não há mal nenhum em ser ambicioso até porque esta é uma energia que nasce naturalmente dentro de nós. A grande questão é que tipo de Ambicioso queremos ser e o que fazemos com essa ambição…
