QUE SE SALVE O PLANETA

Hoje levantei-me cedo. Tinha programado tirar o domingo para reunir e organizar toda a documentação do segundo trimestre de 2021 para segunda feira deixar no meu contabilista, tento entregar-lhe tudo o mais organizado possivel para o sobrecarregar cada vez menos… ser contabilista em 2020 e 2021 foi das profissões de maior risco para a saúde mental, para alem de médicos, enfermeiros e funcionarios de hiper, os TOC merecem todo o meu respeito.

Como dizia levantei-me cedo, mas não foi a Ana de cinquenta anos que acordou, essa a esta hora ainda deve estar a dormir e por isso tenho de me despachar antes que acorde e não me deixe publicar este texto. Hoje acordou a Ana de dezassete anos. A idade em que as perguntas que fazemos parecem ingénuas aos olhos daqueles que já se conformaram com a vida e deixaram de SER e QUESTIONAR.

A caminho da cozinha para tomar o pequeno almoço, parei e o diálogo começou:

-Afinal se os governos de todos os paises quisessem , quando foi o tratado de PARIS , podiam ter decidido parar o mundo alguns dias por mês em PROL de um re-estabelecimento do Planeta ?

Sim se o pararam meses por causa de uma pandemia , devido a não terem camas suficientes nos sistemas de saúde, nem ventiladores para assistir toda a gente infectada e assim evitar mais mortes, também o poderiam ter feito em prol do planeta. Julgo que sim, se existisse mesmo consciência e vontade, poderiam ter feito um acordo mais sério em prol do planeta e depois financiavam as perdas como estão a financiar as da pandemia. Até porque tinham vantagem financeira,não gastariam billiões em vacinas e em todas as medidas para o virus actual.

Mas porque não o fizeram, o Planeta é a prioridade, morrerão mais pessoas se não lhe prestarmos atenção ?

Infelizmente parece que os governantes vem o planeta como algo exterior a eles. Para quem está nos governos o planeta é secundário , só veem a ECONOMIA dos países, o planeta não interessa nada. Pararam os países para evitar colapsos na saude , sacrificaram a economia individual. As cinco maiores industrias de alimentação, grandes responsáveis pela exploração inadequada da terra e estreitamente ligadas às farmaceuticas, continuaram activas e com lucros maiores que nunca. Os grandes magnatas não perderam nada que comprometesse o seu futuro… na realidade quando pararam o mundo sabiam bem que o podiam fazer pela economia, mas o planeta continuou a ser fustigado. Ainda que o planeta tenha retirado partido da paragem de transportes terrestres/aereos e de algumas industrias…nada foi feito em prol dele, a reduçao de CO2 um efeito colateral, mas no arranque das economias tudo vai ficar como antes.

Mas se existem estudos ambientais que alertam :

Para o risco de aquecimento de algumas zonas e arrefecimento extremo de outras que poderá comprometer a sobrevivência

Para o perigo da morte em massa de peixes de grande porte, provocadas por barcos de pesca comercial, que coloca em risco todo o ecossistema maritimo e consequente sobrevivência da nossa espécie.

Para a emissão excessiva de gases de carbono devido a existirem mais cabeças de gado para consumo humano do que pessoas.

Para a incapacidade de regeneração do ar, graças à desflorestação provocada para criaçao de gado, plantaçao artifical excessiva de produtos para usos em fast food, morte de terras por fertilizantes etc

Para o perigo de mais pandemias originadas por virus que pertenciam aos ecossistemas destruidos pelo homem e que na falta destes se vão alojar nos humanos …

Para o perigo de a poluição dos oceanos acabar no prato dos humanos originando mais doenças

O perigo para a saúde humana , da qualidade dos alimentos com base em transgénicos, vacas, galinhas criadas em massa à base de produtos transgenicos que resulta carne modificada…

Com tudo isto como é que o foco apenas está num virus …

Como é que não existe uma campanha de sensibilização e uma politica de educação para que as pessoas se tornem conscientes do que colocam no prato e dentro do seu corpo… aproveitando para melhoria do sistema imunitário.

Como é que não existe uma campanha de sensibilização para a moderação de consumo. (avalie se precisa mesmo de 7 pares de tennis ????)

A Economia sobrevive através do consumo de produtos não esenciais à nossa sobrevivência…

O mundo quer arrancar depressa, como se tudo voltasse ao mesmo sitio…

O mundo vai continuar a empurrar com a barriga… a não querer ver… a ISOLAR problemas como se nada estivesse ligado… porque para a FRENTE É QUE È CAMINHO assim manda o empreendedorismo!!!

O Mundo poderia parar em PROL do PLANETA ?

Podia sim, claro que podia … o MUNDO poderia abolir uma serie de práticas altamente prejudiciais ao PLANETA… mas o homem aprendeu a olhar para si como dono do planeta e não apenas como seu habitante… Acredita que não há limites… é competitivo até com o planeta e comporta-se com o planeta como aquele amante que só aprendeu a receber … É infantilizado, Egoista, inconsequente

O homem está LOUCO…E por isso não percebe o tão pequenino que é perante a Grandiosidade do espaço que habita…

Nos filmes de aventura existe sempre aquele que no final, perante o desmoronamento da gruta do tesouro , quer colocar nos bolsos toda a fortuna e fugir dali… É sempre engolido …

Assim estamos nós neste mundo perante este virus, a tentar driblar o sistema á pressa com medidas que NINGUEM sabe o DESFECHO.. sem aproveitar NADA desta aprendizagem… SEM LER NAS ENTRELINHAS… Qual ganancioso, acreditando que poderemos sair da gruta de bolsos cheios e voltar à ECONOMIA CONSUMISTA , INCONSCIENTE e inconsequente pré pandemia … Como se nada fosse… Como se fossemos DONOS DISTO TUDO … VEREMOS…

Quanto ao virus ou à vacina ? Se não aprendemos nada com a paragem que tivemos, pouco importa os efeitos da pandemia ou da vacina, se morrermos dos seus efeitos a longo prazo, se existirem mutações negativas como muitos dizem ser possivel, estaremos apenas a colher o que semeamos fruto da nossa esperteza, ganância e ignorancia: “morremos e vivemos por e com as nossas escolhas conscientes e inconscientes!”

Que no meio disto tudo, exista o retorno para algo maior que nós… que no meio disto tudo se salve o PLANETA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s