Redes Sociais úteis ou Inúteis ?

A Mafalda sente-se confusa sobre a utilização das redes sociais. É bom é mau, é benéfico ou é prejudicial ?

Acredito que tudo aquilo que usamos para nos relacionarmos,  neste caso concreto as redes sociais, seja o Facebook, Instagram, twitter ou outra, pode ser útil e benéfico  ou inútil e prejudicial, conforme as intenções, os sentimentos e dependência com que as usamos.

Há poucos dias por ocasião da morte do Zé Pedro dos Xutos & Pontapés , um amigo postava  no FB o comentário : ” embora facebookiana, que grande onda de amor”  e nesta ocasião respondi-lhe, que embora percebesse o que queria dizer, era importante perceber que o FB é uma ferramenta de relacionamento e não devemos marginalizar ou desprezar. O episódio do Zé Pedro revelou que através de uma rede social, se criam grandes ondas de amor e que se todos as utilizassem para esse tipo de manifestação, estaríamos a prestar um grande serviço ao mundo, gerando do mundo virtual para o fisico, ondas  de amor, gratidão e respeito entre nós.

Dia 24 de Dezembro muitas pessoas postaram fotos das suas famílias, mesas e consoadas natalícias e a Mafalda comentava que não sabia muito bem o que pensar sobre isso.  Sobre o meu ponto de vista acho normal que as pessoas queiram partilhar a felicidade, que gostem de mostrar que estão bem e até dar a conhecer os seus familiares aos seus amigos da rede e que se o fazem todo o ano, é normal que no dia de Natal, ocupem alguns minutos com essa partilha, sem que isso prejudique alguém.  Num outro post, alguém dizia que tinha estado tão ocupado com a sua família que achava absurdo  perder tempo e postar os momentos e alguém respondia,  ” somos parte da tua família, durante o resto do ano, porque não somos importantes hoje ?”. As redes sociais são um grande palco ocupado por pessoas.  Todos os amigos que temos na nossa rede pertencem à nossa vida seja física ou virtualmente e se utilizarmos as redes com amor e com verdade, com consciência e sem intenções maliciosas, pensando sempre nos relacionamentos que queremos criar à nossa volta, então esta pode ser uma ferramenta muito útil no relacionamento entre pessoas.

As redes sociais apenas existem para nos relacionarmos, acontecem de pessoas para pessoas. Creio que o grande senão das redes sociais,  é o mesmo senão em qualquer forma de relacionamento : a inconsciência, o desamor e falta de respeito ao próximo.  Outra questão importante é a responsabilidade sobre o que e como se fazem os posts, pois acabamos todos por ser lideres de opinião e quanto mais pessoas tocamos com as nossas opiniões e posições, maior é a nossa responsabilidade e consciência sobre os efeitos que poderemos provocar nos outros. Se o que partilharmos for feito com amor é com amor que chega aos amigos sejam eles virtuais ou não. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s