A Mafalda sente-se confusa sobre a utilização das redes sociais. É bom é mau, é benéfico ou é prejudicial ?
Acredito que tudo aquilo que usamos para nos relacionarmos, neste caso concreto as redes sociais, seja o Facebook, Instagram, twitter ou outra, pode ser útil e benéfico ou inútil e prejudicial, conforme as intenções, os sentimentos e dependência com que as usamos.
Há poucos dias por ocasião da morte do Zé Pedro dos Xutos & Pontapés , um amigo postava no FB o comentário : ” embora facebookiana, que grande onda de amor” e nesta ocasião respondi-lhe, que embora percebesse o que queria dizer, era importante perceber que o FB é uma ferramenta de relacionamento e não devemos marginalizar ou desprezar. O episódio do Zé Pedro revelou que através de uma rede social, se criam grandes ondas de amor e que se todos as utilizassem para esse tipo de manifestação, estaríamos a prestar um grande serviço ao mundo, gerando do mundo virtual para o fisico, ondas de amor, gratidão e respeito entre nós.
Dia 24 de Dezembro muitas pessoas postaram fotos das suas famílias, mesas e consoadas natalícias e a Mafalda comentava que não sabia muito bem o que pensar sobre isso. Sobre o meu ponto de vista acho normal que as pessoas queiram partilhar a felicidade, que gostem de mostrar que estão bem e até dar a conhecer os seus familiares aos seus amigos da rede e que se o fazem todo o ano, é normal que no dia de Natal, ocupem alguns minutos com essa partilha, sem que isso prejudique alguém. Num outro post, alguém dizia que tinha estado tão ocupado com a sua família que achava absurdo perder tempo e postar os momentos e alguém respondia, ” somos parte da tua família, durante o resto do ano, porque não somos importantes hoje ?”. As redes sociais são um grande palco ocupado por pessoas. Todos os amigos que temos na nossa rede pertencem à nossa vida seja física ou virtualmente e se utilizarmos as redes com amor e com verdade, com consciência e sem intenções maliciosas, pensando sempre nos relacionamentos que queremos criar à nossa volta, então esta pode ser uma ferramenta muito útil no relacionamento entre pessoas.
As redes sociais apenas existem para nos relacionarmos, acontecem de pessoas para pessoas. Creio que o grande senão das redes sociais, é o mesmo senão em qualquer forma de relacionamento : a inconsciência, o desamor e falta de respeito ao próximo. Outra questão importante é a responsabilidade sobre o que e como se fazem os posts, pois acabamos todos por ser lideres de opinião e quanto mais pessoas tocamos com as nossas opiniões e posições, maior é a nossa responsabilidade e consciência sobre os efeitos que poderemos provocar nos outros. Se o que partilharmos for feito com amor é com amor que chega aos amigos sejam eles virtuais ou não.