Ano novo…um sentido!

Numa conversa informal sobre ano novo e em busca de um sentido para a festa. O que muda com o ano novo ?  Logo após a meia noite o Afonso fez disparar uma gargalhada geral, ao dizer “ja me estou a sentir-me completamente diferente… LOL”

É uma pergunta que faz todo o sentido, porque amanhã somos os mesmos, com as mesmas questões e dia 4 voltam para a mesma escola, no mesmo ano lectivo a dar continuidade ao mesmo processo! – Então, o que muda ?.

Eu entendo o ano novo como a oportunidade de olhar para todos as nossas acções ao longo de 365 dias e escolher as que queremos mudar, melhorar ou retirar das nossas vidas, durante o ano novo. É uma comemoração ligada à esperança e a um compromisso connosco. A crença de que nada está acabado, que nenhuma das nossas acções é uma sentença  e que podemos sempre começar de novo, aprendendo as escolhas menos felizes ou menos eficazes do ano anterior, mesmo que se tenha cometido alguns disparates, esta pode ser a  época de retiro de paragem e reflexão.  Proponho o exercício em 3 colunas:  apontar num papel tudo o que  aconteceu, uma coluna para as coisas boas, outra para as menos boas, outra o que não gostei de ter escolhido. Refletir sobre as vantagens e desvantagens das escolhas e comprometer-me a alterar nos próximos 365 dias e apontar : EU VOU MUDAR ISTO.  Guardando este papel num local para onde possas olhar para ele todos os dias…

Este blog é a minha tentativa de transmitir que todos temos um enorme potencial de gerir as nossas emoções e as nossas acções.

A neurociência está fornecer muitos conhecimentos sobre a forma como podemos começar a explorar a nossa mente e ter mão nas nossas vidas e … É muito mais fácil do que aquilo que se pensava, está ao alcance de todos e é para todos e eu tenho uma enorme esperança e confiança nos  jovens,  sei que eles tem tudo para ser os seres humanos que o Planeta precisa.

A todos um Feliz Ano Novo com tudo do melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s