Porque a educação emocional de e para Jovens (?)

Numa conversa informal o Xavier perguntou me, porquê a escolha de me dedicar á educação emocional   para  jovens (?).

A minha resposta:

Existe nos jovens uma sabedoria e objectividade únicas e é imperativo que estas qualidades sejam preservadas e transportadas para a idade adulta se queremos realmente, criar um mundo melhor, com melhores valores e com respeito ao planeta e à missão construtiva e integrativa do homem na terra!  E esta é principal razão que me motiva para este trabalho, tentar que não  percam a sabedoria e  clareza com que vêm o mundo que regra geral é perdida na transição para a idade adulta. E para isso é fundamental uma abordagem educativa  que valorize o que cada um é e ajude a que cada um descubra quem é.

Com conhecimento de si ficam mais fortes, e menos vulneráveis aos valores sócio culturais completamente distorcidos a que assistem diariamente. Sim estão certos quando não vem sentido entre o que as igrejas defendem e o que os homens fazem,  estão certos quando duvidam da seriedade dos conselhos e lições de muitos adultos quando mostram ser o exemplo contrário daquilo que evocam. Quando tem acesso fácil a tudo o que não é permitido, pela mão de adultos. Todos os dias nos media e em todos os meios, existem noticias de corrupção, auto beneficiação e roubos, feitos por gente que deveria ser exemplo, gente que está em lugares de poder, gente que conduz a sociedade e sim, acredito que deve gerar algum sofrimento, confusão  e até revolta não saber,  como vão viver aqui!

E por onde começar ?

Começar por uma atenção e uma nova educação- a emocional.  Na adolescência e juventude passamos por  momentos de transformações de diversas ordens e há que as identificar, para perceber como nos influenciam no todo:

O desenvolvimento fisico está directamente ligado a transformações Psíquicas  e  químicas (sistema nervoso, sistema hormonal etc). Com estas alterações novos instintos, novas emoções, novos comportamentos,  novos sentimentos, nova imagem de si próprios e do mundo.

É uma complexa gestão, para quem nunca aprendeu a gerir. E é nesta altura que a educação emocional irá permitir o reconhecimento e identificação dos processos que estão a acontecer no corpo, na mente, em toda a neuro-química e na nova relação com o meio.  Se os jovens estiverem munidos de ferramentas que lhe permitam, ter conhecimento de si próprios, das suas emoções  e a fazer uma boa gestão emocional, acredito que conseguirão extinguir o sofrimento que as   suas almas manifestam,  quando se apercebem de como é difícil viver aqui. Mais equilibrados e com maior conhecimento de si, ficam aptos para serem firmes, não seguir padrões errados e criarem um novo padrão de vida na terra. Tudo começa numa nova educação com AMOR a si ao Próximo e à Vida na Terra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s