Já tive a oportunidade de dizer neste Blog que admiro a clareza e objectividade com que os jovens fazem algumas análises. E é sobre a observação do Diogo que hoje escrevo.
Diogo – Já reparou que estão sempre a dizer para sermos melhores, para nos esforçarmos, que somos os homens de amanhã e os futuros dirigentes, juizes, presidentes, médicos ?- continuou- mas paralelamente todos os dias saem noticias de homens supostamente “melhores”, ligados ao poder, à justiça e à saúde, envolvidos em fraudes, corrupções, roubos e tráficos de influências para diversos fins de interesse pessoal. Que exemplos motivadores e educativos temos que nos vêm de cima ? que responsabilidade social tem esta gente ? O que querem dizer com ser melhor ? É para chegar a estes cargos ? O que faço com esta consciência ou o importante é que me safe, como os exemplos que temos ?
Estou de acordo que não temos grandes exemplos a vir de cima mas quando estamos conscientes e atentos, será mais útil usar estes exemplos com a descrição ; exemplos a não seguir e aprender como não fazer.
Creio que as novas gerações tem tudo para rectificar estes comportamentos até porque o facto de assistirmos à queda de tantas máscaras é prova de que ninguém fica impune.
Uma sociedade com novos valores, só se criará com persistência e será essa persistência que dará origem a uma nova consciência colectiva, onde o homem valoriza o Planeta, a Vida e os Relacionamentos. Caminhar para uma nova consciência está na mão de cada um. A liberdade para escolher entre a consciência e o safar-se estará sempre nas nossas mãos, farão a diferença os que persistirem. Há muito trabalho para ser feito, alguém tem de começar!