A Sofia pergunta : ” O que é isto de ser grata ? não é o mesmo que dizer obrigado ?porque é que ser grata me pode ajudar a viver melhor ? “
A diferença entre dizer Obrigado(a) ou dizer Grato(a)
Quando se diz obrigado, fazemo-lo de forma automatizada, alguém nos fez algo que facilitou a nossa vida e agradecemos no momento, o acto que nos privilegiou ou facilitou a vida de alguma forma. Assim o “Obrigado” que vem do latim “obligare” que significa “ficar ligado a…” , neste caso ficar ligado a alguém por ficar em divida com essa pessoa. É uma ligação moral que se transforma numa obrigação.
Ser Grato tem uma energia diferente. Ser grato é um sentimento ligado à aceitação do que acontece. A gratidão convida-nos a ver os acontecimentos com outro olhar. Ser grato está carregado de um amor enorme a nós e aos outros. É um sentimento tão cheio de adjectivos, que não existe um adjectivo que o descreva. Dando como exemplo: alguem que nos abre a Porta e dá passagem: dizemos obrigado automaticamente e vamos à nossa vida e a pessoa diz “de nada” e vai à vida dela. Uma pessoa que abre a porta e o outro diz “Muito grata”, revela um sentimento mais profundo do quanto foi importante aquele gesto para o meu bem estar. Outro exemplo pode ser com coisas menos boas, por exemplo a gratidão pode ser manifestada quando acontecem coisas menos boas. Pegando numa historia da própria a amiga da Sofia, combinou que iria ter com ela ao recreio, no intervalo das 10H. A amiga esqueceu-se, não apareceu, não avisou e deixou a Sofia à “seca”, para não ficar ali parada, resolveu ir até ao campo de futebol. O Miguel, um dos miúdos mais populares da escola, chutou a bola do meio campo e a bola veio parar aos pés da Sofia . O Miguel veio buscar a bola, que tinha parado aos pés da Sofia , olhou para ela e disse-lhe – Sabias que eu acho que és miuda mais bonita e interessante da escola!?… Nesse mesmo instante a Sofia sorriu de orelha a orelha e… ficou grata à amiga por a ter deixado sozinha , ao universo por a ter encaminhado para o campo, à bola por ter ido ter com ela e ao Miguel por lhe ter dito as palavras que ela mais precisava de ouvir naquele momento. A tristeza que inicialmente sentira por a amiga se ter esquecido dela, transformou-se se em Gratidão!
A Gratidão faz-nos esquecer as coisas menos boas… enche-nos o coração de paz e alegria. Quando somos gratos aprendemos a acreditar que tudo o que nos acontece tem uma razão de ser… às vezes quando não encontramos logo a razão para algo de menos bom, podemos assumir o papel de buscadores e investigadores, porque sabemos que mais à frente tudo fará sentido. Enquanto nos preocupamos com essa busca, reduzimos o espaço disponível para as emoções que nos fazem sofrer…
Sejamos então gratos e muito mais felizes!
Grata a todos os que me lêem…