Ser Criança é SER!

Nesta minha caminhada cruzo-me com muitas crianças : algumas ainda crianças na idade, algumas jovens, outras já adultas e até crianças que já são avós …

Brincarcomasemoçoes4

Como mãe e como qualquer mãe, faço o melhor que posso e sei.  Com os meus filhos e enquanto crianças,  procurei ter algum cuidado para que desfrutassem dessa mesma condição, mas muitas vezes chegavam a casa a querer crescer depressa… Como se ser criança, fosse algo mau e prejudicial para a sociedade… Um dia a Margarida, deveria ter 4 anos, chegou a casa muito chateada porque não era nenhum bebé, na escola a educadora chamou-lhe bebé e criançola e ela trazia na mochila  uma enorme culpa, por SER  a única “coisa” que poderia ser com aquela idade… o Tomás um dia chegou revoltado, deveria ter uns 10 anos, a professora tinha colocado os rapazes de castigo por serem Crianças… Percebi que, por muito esforço que fizesse existia uma conotação negativa dentro do sistema educativo com o facto de se SER CRIANÇA!

reimg_1418.jpg

Hoje em algumas das sessões como facilitadora de Hipnoterapia e constelações sistémicas, homens e mulheres pedem desculpa quando choram,  como se fosse algo “acriançado”, que um adulto não pode fazer.  Chegamos muitas vezes à conclusão de que essa crença está associada  à infância: em crianças eram repreendidos por chorar, com a justificação de que o acto de chorar mostra fraqueza, as crianças são fracas logo não é bom ser criança … um rapaz (criança) a chorar é duplamente errado, pois os homens não choram. É comum dizer-se, quando um adulto chorou muito – Parecia uma criança a chorar. Estas são apenas exemplos de algumas crenças sobre SER CRIANÇA,  que nos distanciaram e fizeram fugir, da nossa verdadeira criança!

Quanto ao chorar, é um processo biológico de eliminação de tensões e libertação emocional, quando não choramos e deitamos as lágrimas para fora, o corpo irá chorar de outra forma… importante reflectir sobre isto.

Ser criança é ser livre para amar sem preconceito,  é SER o mais próximo da essência. Ser criança é não encontrar sentido, para a maioria dos medos e das teorias dos adultos.

Não sei como será no futuro , o meu desejo mais profundo é que as crianças de agora, os jovens de agora e os adultos de agora, resgatem a sabedoria da criança interior… que não tenham medo de chorar, de não perceber algumas coisas e que acima de tudo,  não tenham medo de AMAR… Porque é no AMOR que está a chave para o resgate da humanidade…

A todos Feliz dia da Criança… um resgate urgente e necessário!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s