Por Favor, Escutem os Professores!

Há já alguns anos que ouvimos falar de uma crise na Educação… Professores estão descontentes… Carreiras desclassificadas, avaliações de carreira , evoluções congeladas em suma, mesmo para os mais distraídos é facilmente perceptível de que os professores estão desmotivados… Uma questão:

-Como julgam ser possível alguém motivar sem estar motivado ?

Somos inundados com livros de auto-ajuda e de propostas mindfulness para aprendermos a ser pessoas motivadas e produtivas… quando a base da nossa formação e educação está a ser dada por pessoas em sofrimento, altamente desmotivadas… alguém acredita que isto funcione ? Alguém acredita que isto não tem influência na grande consciência colectiva  do sistema educativo (professores, alunos, auxiliares), chutando para segundo plano aquilo que vai determinar o avanço da vida dos nossos filhos ?

Como se sabe escutar, quando não somos escutadas ? que rendimento tem alguns professores esgotados e até fisicamente doentes, com mais de 30 anos de carreira,  que deveriam estar a descansar, desgastados por uma das profissões mais violentas ? É de uma violência enorme o que se faz aos professores no nosso país, as exigências, os sistemas de avaliação e a falta de acompanhamento, a não atenção à condição e desgaste de cada um!…

Sobre os novos tempos com o mesmo sistema de há 20 anos

O acesso a informação e ao conhecimento, sofreram alterações  incríveis, nas ultimas décadas,  o que estava disponível para alguns está agora acessível a todos, nem sempre da melhor maneira nem com a melhor gestão a assimilação de informação é por isso também diferente. As crenças sociais,  a relação dos pais com a escola, a relação da família com a escola,  sofreram alterações  impressionantes nos últimos 20 anos e o sistema educativo mantém-se firme como se nada se tivesse passado… exigindo de todos professores e alunos resultados e mais resultados para realidades completamente diferentes… Refazendo re-ajustamentos a medo…frustrando ambos!

No meio de toda esta desmotivação; do sistema educativo , das carreiras, das reformas retardadas, andam os nossos filhos, os futuros professores e…!Por vezes trazem revolta, mas também aceitação e compaixão, porque no fundo também eles recebem e vivem o sofrimento daqueles que fazem o melhor que podem  e nem uns nem outros, estão felizes e o mais importante para professores e Alunos é que o ano chegue ao fim..! Todos cansados e em sacrifício… TODOS DESMOTIVADOS… uns por aprender, outros por ensinar!

POR FAVOR ESCUTEM OS PROFESSORES…

Em conjunto mudem o que tem de ser mudado !

Se sou professora ? Não … sou mãe, sou mulher e responsável pela realidade que todos co-criamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s