O que é Orientação Sistémica e Pensamento Sistemico

Algumas pessoas perguntam o significado desta expressão e abordagem:    Pensamento Sistémico  e “orientação sistémica”.

A ultima década tem sido marcada, por grandes mudanças na forma como o homem olha para o mundo.  Estamos a passar de um sistema individual para sistema global.

Até há cerca de quinze anos, vivíamos numa realidade muito focada no individual, sem qualquer consciência sobre o impacto das nossas acções sobre o todo. Cada um caminhou em prol da sua casa, da sua família, dos seus desejos pessoais,  sem olhar para o impacto desses desejos no ambiente e no mundo, valeu de tudo  para atingir os seus fins, de uma maneira ou de outra todos contribuímos para o mundo em que vivemos agora!

É fácil perceber este contributo com exemplos muito simples:

-Os oceanos estão cheios de plástico, porque durante décadas, ninguém parou para pensar sobre os efeitos da explosão desta utilização, dos seus efeitos tóxicos e da sua degradação!  limitámos-nos a consumir inadvertidamente sem querer saber de onde vinha nem para onde ìa!

-É para nós hoje óbvio que o fumo do tabaco é altamente prejudicial para todos que são expostos à sua atmosfera, fumadores passivos e activos. No entanto até há 10 anos atrás era permitido fumar em todos os locais públicos, centros comerciais, cafés, restaurantes , Aviões, autocarros, dentro de casa, no quarto e dentro dos carros com toda a família presente.  Alem disso as Beatas já estão em primeiro lugar, como maior poluente dos oceanos.

Estes são dois exemplos simples, da forma como agimos a pensar apenas no prazer rápido, na ansiedade em consumir e em ter a vida facilitada na embalagem de produtos.

Ainda antes de qualquer estudo, seria muito obvio perceber que o plástico feito á base de petróleo seria altamente toxico para a atmosfera e de difícil decomposição e o  fumo dos cigarros iria fazer mal a todos que o inalassem. Mas o pensamento colectivo estava programado para a individualidade e para o encaixotar realidades.

Este programa mental colectivo focado na individualidade, retirou-nos a capacidade de olhar para o mundo como um todo e de observar as consequências das nossas acções. Aprendemos a olhar através de um monóculo onde não existe relação entre as partes.

Em relação à nossa vida adoptamos o mesmo, individualizámos emoções, acções e encurralámos a nossa história, adoptamos crenças que nos libertam da culpa ou da responsabilidade das nossas escolhas e criamos emocionalmente muitos becos sem saída.

Este pensar sistémico, começou por se intitular “Pensar Fora da Caixa”, o que faz todo o sentido, as nossas caixas foram programadas para pensar apenas dentro da caixa. Este pensar fora da caixa,  parecia algo acessível a alguns iluminados, mas é afinal uma capacidade inata é uma questão de treino e de nos habituarmos a olhar para tudo como parte de um SISTEMA, sem descurar nenhuma das partes e integrar partes que pensávamos não fazerem  parte…!

O que se faz numa sessão de Orientação sistémica:

  • Observamos as emoções e investigamos as suas potenciais origens
  • Observamos as ligações entre o tema Problema e outras questões
  • Observamos todo o sistema sócio-cultural, familiar, transgeracional
  • Procuramos um sentido para a questão, problema, sofrimento
  • Treinamos o pensamento sistemico
  • Acedemos a informação que temos mas que não sabemos que temos
  • Entregamos ferramentas para auto-cura e autonomia emocional.

O pensamento sistémico ensina-nos a olhar através de uma posição diferente, fora dos limites do problema, é como encontrar uma meta-posiçao para observar. Metaforicamente convido o cliente a imaginar-se numa cadeira de árbitro de partida de tenis… E dessa nova posição a observar a questão de uma nova perspectiva.

images-1.jpeg    images-2

Através do pensamento sistémico encontramos outras habilidades para resolver questões. Reconhecer o Sistema ou encontrar um sentido… Porque é quando encontramos um sentido para aquilo que nos acontece que paramos de sofrer e ficamos prontos para avançar em paz.

Nestas sessões de Orientação sistémica, utilizo técnicas:

-Constelações estruturais ,organizacionais e Familiares

-Coerência Cardiaca , meditação,  Hipnose

-Tecnicas psicossensoriais

-Jogos e linhas de tempo

–AMOR

Para quem? 

Para todos aqueles que precisam ou sentem que as ferramentas que possuem,  não estão a ser suficientes para encontrar uma direcção ,tomar uma decisão, fazer uma escolha que os satisfaça.

-Jovens com questões emocionais, amorosas, escolhas profissionais ou académicas

-Crianças com questões emocionais, relacionais , mudanças de vida, estudantis

-Adultos com questões de vida familiar, religiosa, socio cultural, relações pessoais, profissionais, decisões.

 

A orientação sistémica é mais ou menos isto…

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s