Presas fáceis de um Sistema Caduco ??! Ser Jovem é Fazer NOVO

20190707_104720

 … Hoje ninguém me perguntou nada…É sobre ser jovem ou poder ser jovem… ou uma reflexão sobre o que é juventude!

Entendo que o que distingue o estado jovem do estado adulto é a  capacidade que um jovem tem para arriscar, ousar e inovar…

Os adultos que em outros tempos foram jovens, já ficaram calejados, ridiculamente amedrontados e assustados com os inesperados da vida e perdem por isso a grande valência de ser jovem que é : Desafiar os limites estabelecidos pela sociedade, Ter coragem para arriscar e fazer diferente , simplificar ir em frente, mudar o mundo!…

Ontem fui buscar o meu filho ao Sumol Summer Fest à mesma hora em que saíam centenas de jovens… Confesso que me comove ver e sou grata ao universo por todos estes jovens terem a possibilidade de se relacionarem , divertirem e experienciarem esta vivência em comunidade…

Mas rapidamente me surge uma outra questão sobre todos os excessos que acompanham estes eventos, sobre os excessos de álcool de drogas, de sexo de comportamentos abusivos e exclusivos relacionais… comportamentos que de Juventude tem muito pouco… passo a explicar

Há mais de 30 anos que trabalho também na área de produção artística, que me obriga a correr o país em festas de todos os tipos: populares e religiosas, académicas, clubes motards , Festivais e Feiras Municipais que vão do cogumelo à cortiça, eventos corporativos privados etc. O consumo de alcóol em excesso é uma constante em todas as faixas etárias; homens, mulheres, novos e velhos. O que me leva a crer que o excesso de consumo não é uma qualidade ou ousadia juvenil mas sim um padrão sócio cultural… E que os jovens acompanhando a tradição geracional estão talvez num extremo, não de juventude mas sim de auto destruição.

Tenho esperança que os Jovens tenham a coragem de romper com este padrão sócio cultural… que ousem futuramente num outro tipo de comportamento , vivendo com a coragem, determinação  e ousadia que os seus pais já não tem … dando um passo à frente com a inteligência emocional a indicar o verdadeiro caminho da Juventude, que é ACORDAR a vida que corre neles em vez de a destruirem, alcoolizados, adormecidos e agarrados a uma herança sócio cultural que os vai impedir de evoluir!

Abram os olhos, não se deixem manipular por estes eventos,  atraídos pelos gostos musicais, enchendo bolsos aos negociantes de excessos que obviamente tudo fazem para lucrar com a venda de milhares de litros em álcool, permitindo ainda a circulação de outras coisas catalisadoras deste grande adormecimento social!… Se estivessem no cinema, estes negociadores, seriam vendedores de Pipocas… mas isso não enriquece ninguem!

Beber muito, consumir muito não é próprio da juventude mas sim de uma estupidificação social, INOVAR é não ir atrás deste modelo caduco de manipulação social!… Toda a vida os Jovens foram vistos como Rebeldes e não foi por beber, mas sim pela coragem em fazer diferente dos adultos!

É a minha Visão… Que usem a juventude a vosso favor, não vendam a juventude e estes VAMPIROS sociais…

CONFIEM nas vossas novas VISÕES…  É uma pena se forem desperdiçadas …

Deixo uma pergunta no ar: Afinal quem é que vos vende o Álcool e as Drogas ? São jovens como vocês ?  Ou são pais de outros jovens ??????????? Quem vos propõe e permite ????  Quem seguem nesse padrão  ?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s