Corpo Saudável Não é um Corpo Socialmente Perfeito

images-1

Somos todos parte desta limitada visão social sobre o corpo

Somos todos responsáveis pela criação deste paradigma do corpo perfeito.

Somos todos parte desta grande equação, onde um corpo esbelto, seco e muscular é igual  a receber elogios , aprovação e aplausos.

Se não existisse publico, não existiriam salas de espectaculos! Por isso tão responsável é o que está em cima do palco, como aquele que aplaude!

Ás vezes é necessário que alguém sofra uma fatalidade para que algumas consciências sejam despertas e para que sejam colocados alguns pontos nos “is” e  questionadas algumas opções sociais.

Ter um Corpo Saudável  é diferente de Ter um Corpo “socialmente”Perfeito 

Não é possível considerar um corpo saudável quando:

– vivendo escravo do ginásio , de uma alimentação limitada à produção de determinadas substancias para retirar toda a gordura do corpo e aumentar massa muscular,

-Quando  ingere produtos químicos e ou processados para substituir a nutrição dada naturalmente por alimentos,

-Quando se injecta substancias sintéticas, semelhantes a que o corpo produz, em quantidades exorbitantes, com o objectivo de acelerar o crescimento de massa muscular

-Quando se recorre constantemente a tratamentos evasivos ou não, para retirar gordura naturalmente acumulada por um metabolismo normal.

-Quando se restringem alimentos estritamente necessários ao funcionamento de todos o orgãos, para atingir certo peso.

-Quando se ingerem diariamente produtos químicos para controle do peso.

-Quando se recorre a cirurgia estética para alterar fisionomia e identidade física

É muito importante colocar as cartas na mesa, para que não se mascarem objectivos Ter um corpo perfeito no conceito sócio cultural actual,  está muito longe de ter um corpo saudável. Por muito que se queira mascarar esta realidade com a toma de detox, idas ao ginásio, vegetarianismo , ou melhorar esteticamente uma parte, para ser feliz, os caminhos para um objectivo e para o outro são muito diferentes.  A dinâmica emocional e social  de uma pessoa que se quer manter saudável é completamente diferente da que quer o corpo perfeito para auto- aprovação e aceitação  social.

Quem escolhe respeitar o seu corpo e ser saudável ,  reconhece que as praticas que levam ao corpo perfeito o colocam em perigo fisico e emocional; a dependência endorfina do ginásio, que leva a desequilíbrio emocional, o desgaste fisico, a sobrecarga para os orgãos de proteína processada, anabolizantes, a  ingestão de medicamentos para emagrecimento e perda de massa gorda,  as cirurgias correctivas etc. Nenhuma destas praticas está alinhada com ser saudável. Porque um corpo saudável só sobrevive numa mente sã. Uma mente que está sã respeita o seu corpo, cada membro e cada orgão interno e externo , cuida do que ingere e respeita o seu ritmo e a sua forma.

Esta noite sonhei com o Angelo Rodrigues, um actor jovem de 30 anos que está em coma induzido pela utilização excessiva de esteróides. Todos sabemos que os corpos que muitos actores, atrizes e muitos anónimos apresentam são fruto de um grande investimento estético. Investimento esse que muitas vezes lhe é colocado à disposição para que como influencers angariem clientes para o negocio!  É mais um negócio do vale tudo… com a promessa de um corpo perfeito.

Há uns anos acompanhei uma jovem também ela dependente de anabolizantes. Tinha um corpo perfeito , mas vivia numa ansiedade e numa angustia sem precedentes. Não ir ao ginásio causava-lhe uma enorme carga de nervos e sempre que descansava do ciclo dos anabolizantes e o corpo começava a ceder e o seu estado emocional e a sua auto-estima caíam como se estivesse a sair do estado de cinderela para o de gata borralheira! Foi nesta altura que pensei que talvez esta necessidade de nos transformarmos naquilo que não somos, para ter direito a algo mais, seja uma crença  enraizada na infância colectiva. E ficou marcado, crescemos e acreditamos mesmo neste conto de fadas: se nos transformamos seremos prósperos…Talvez os anabolizantes, cirurgia estética e afins sejam a fada madrinha que todos procuram para serem notados.  Mas é preciso ressignificar,  alterar de uma vez por todas esta crença de que para ser aceite temos de nos transformar naquilo que não somos.

A todos aqueles que neste momento passam por um momento difícil, devemos agradecer  por assumirem esse papel de trazer a publico através do seu sofrimento,

images.jpegum assunto que pertence a todos nós.

Somos todos parte,  somos todos responsáveis pelo que está a acontecer com a febre do corpo perfeito…Seja como agentes passivos , seja como publico que compra as revistas, que os olha com admiração, exemplo e aprovação,  retro alimentando esta busca pelo corpo perfeito

Ninguém está sozinho nesta luta dos corpos… todos temos de aprender a olhar para o nosso corpo, a tratá-lo com respeito , com boa nutrição, com bons pensamentos ,com boas acções.

É impossível sermos todos iguais. Cada corpo tem uma historia Emocional, Genética e nutricional  para contar. Cada postura, forma de andar , estrutura óssea , estatura ,  altura, a tendência para ser gordo ou magro tem historias para contar.

tweet-kate2

Se observarmos uma floresta, conseguimos sentir a grande beleza do seu conjunto, no entanto não existem duas árvores iguais… umas mais altas outras mais baixas, umas tem troncos mais largos que outras ou ramos mais fartos… Assim somos nós uma grande floresta com braços, pernas e troncos e somos todos UNICOS e ESPECIAIS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s