Traição: Desafio ou Sofrimento

Nada está errado na nossa vida…

Não faz sentido reclamar com o que nos acontece…

Não vale de nada declarar-nos vitimas de um sistema, quando somos seus co-criadores, o nosso sistema sem nós seria outro sistema! Tudo o que acontece faz parte, em tudo o que acontece somos parte!

Existem situações difíceis de aceitar e de conseguir encontrar-lhe  sentido com facilidade… Existem situações que são mesmo “quase” impossíveis de entender e por isso a vitimização é um caminho tão explorado.

E depois existem as emoções que se colam a essas situações;

  • Raiva , revolta
  • medo, receio
  • insegurança
  • tristeza
  • alienação
  • inveja, comparação ,auto comiseração

Quando ouço :”Eu não mereço”, pergunto-me como posso eu dizer a alguém, sem magoar, que não se achar merecedora do que a vida lhe trás, é uma escolha  que a aproxima do sofrimento e afasta  da solução…

A Maria do Carmo chegou  num enorme sofrimento, “-eu não mereço ,  fui boa mãe , boa mulher, boa profissional e ele traiu-me eu não mereço!”

Como dizer a esta mulher que não é uma questão de merecimento…   ninguém merece ser desrespeitado, por quem se ama e que, a quebra da confiança, é um dos mais fortes golpes relacionais e também um dos maiores riscos que corremos quando investimos numa relação.

Como lhe dizer que esse desrespeito  na maioria das vezes é um desrespeito não pre-meditado…Como lhe dizer que provavelmente o companheiro tão adormecido com o desejo,  nem  sequer a colocou na equação ou se lembrou da sua existência ou do seu merecimento !

Como lhe dizer que este processo faz parte do seu caminho, não foi engano, tem por isso de ter um propósito… como lhe dizer que é preciso mudar a frase “eu não mereço ?” para algo como “se isto esta a acontecer é por algum motivo!… Preciso investigar, preciso de encontrar o sentido para tudo isto.

Como lhe dizer que devemos limitar o tempo para as manifestações de raiva , ódio e vitimizações  e partir rapidamente para a acção do entendimento antes de adoecermos!

Como fazê-la crer e sentir profundamente, que tudo tem um propósito na nossa vida, mesmo as coisas menos boas … como perfurar a barreira do sofrimento e da raiva para deixar esta mensagem!

Não existe um único momento , uma única parte da história que estejamos a viver, que não nos pertença!… É por isso importante parar  o carrossel das emoções e partir para uma nova versão de vida!… é possível, é mesmo possível !

Propus à Maria do Carmo que fechasse os olhos e imaginasse a situação como era antes do segredo da traição ser desvendado…

-Agora abra os olhos e respire fundo e fechando novamente os olhos peço -lhe que olhe para a situação como está !

-Está uma grande confusão … muita magoa, muitas duvidas…

-Ok então agora por favor abra os olhos novamente. – pedi novamente- Feche os olhos outra vez  e imagine que adormeceu  e que amanha acorda e que tudo está resolvido!  Consegue fazer isso ?

-Sim consigo !

-Como seria ? – perguntei

– estaria tudo mais calmo mas… diferente , estou sozinha com o meu filho, vou leva-lo á escola … estou bem!

-Mas como ainda não esta tudo bem, vou pedir-lhe que abra os olhos novamente… e  com essa informação que traz desse futuro que acabou de ver ,  Qual seria o primeiro passo a dar AGORA, para começar a mudar a sua realidade rumo a essa imagem que teve de futuro ?

-A minha independência- respondeu – é o que me passou pela cabeça, vou inscrever -me na escola de condução, é isso mesmo! O primeiro passo é fazer alguma coisa por mim , pela minha mobilidade e pela minha independência!

A Maria do Carmo sentiu que perante a adversidade o  primeiro passo seria em prol da criação de uma nova versão de si mesma… E o importante foi sair do marasmo da vitimização  e entrar num outro campo de acção…

Agora o caminho faz-se caminhando, sempre que vier a vitimização ou a raiva, propus-lhe que se lembre do compromisso com a “Busca de Sentido” o importante  não sair do novo trilho !

– E de vez em quando se estiver a ser muito difícil, permita-se ter as raivas e as revoltas, mas fique sempre no comando das emoções!… Escreva o que sente, escreva tudo, tire de dentro de si… e deite fora, queime , rasgue ou guarde!

-A Ana quer dizer-me que de vez em quando posso sentir as minhas raivas, dizer as minhas asneiras ?!

-Sempre no comando das emoções ! Gosta de chocolate ?

-Adoro !

-Então imagine-se em frente a uma tentadora tablete de chocolate,  mas só pode comer 2 quadrados . O mesmo se passa com estas emoções : A raiva e a ira fazem-nos muito mal, são sentimentos que criam uma química muito negativa dentro do nosso corpo e de todas as nossas células, adoecendo-nos! Há que evitar… o mais possivel.

-Ok Vou tentar!

Traição faz parte da historia da humanidade, da cultura, dos relacionamentos , da vida… Nada mais é,  que  mais um desafio a superar! … Um grande desafio que quando superado é fonte de uma grande cura para outros eventos da vida!

 

20170620_095035

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s