Likes & Aplausos

Hoje começo este texto ao contrario:

Vou pedir que feche os olhos e se imagine em frente a uma grande plateia de pessoas a aplaudi- lo. Não importa o que tenha feito, estão a aplaudir a sua pessoa. Estão a aprová-lo.

Experimente a sensação… não se preocupe se esta realidade é apenas fruto da sua imaginação. A partir do momento que se permite imaginar nesse cenário,  na sua mente já é realidade!

A sensação é boa ? sente bem estar ? Quantas vezes gostaria de viver esta sensação ?

Ao longo da minha experiência em produção artística , cerca de trinta anos,  assisti a muitas alterações de personalidade, como efeito secundário do sucesso. A medio longo prazo alguns dos efeitos que observei foram:   a ansiedade por mais, o medo de perder, a necessidade de controlar, a ilusão de conseguir sempre, a prepotência que ensurdece e cega, o ego e o poder excessivo, uma autoridade ditadora. Tudo isto me levou a querer que a pior parte da vida artística são os autógrafos, os likes e os aplausos em excesso.

Os aplausos , os likes os urras em excesso podem ser presentes envenenados, quando  começam a ter mais importância, do que a mensagem que os antecede!  Quando passam a ser prioritários tudo vale para os arrancar das pessoas, perde-se muitas vezes o conceito artistico… a personalidade, o carisma a identidade e a capacidade criativa moldada perde a sua originalidade.

images

Estudos apontam que os “Likes” que recebemos nas publicações das nossas redes sociais alimentam em nós a sensação de bem estar, através da libertação de endorfinas, a mesma reacção neuroquimica que recebemos de algumas drogas, ou após um treino intenso ou depois de uma sessão de riso. Por isso a importância que os LIKES assumiram, o que explica também a forte ligação e dependência  das redes sociais.

O projecto que veio ter comigo, vive obcecado com likes , com seguidores e com subscritores … Numa sessão de orientação profissional questionavam-me sobre o que fazer para obter mais likes.

A Febre dos LIKES é uma febre de EGO , querer protagonismo, querer ser reconhecido, olhado, bajulado, uma busca por superioridade , a ordem do sucesso foi completamente invertida. Há uns anos atrás,   rapazes ou raparigas juntavam-se porque queriam fazer musica , arranjavam um local para ensaiar e começavam a compor e a inventar , trabalhavam meses juntos, ajustavam-se à personalidade uns dos outros e substituíam quem não se enquadrava ,gravavam os temas que iam compondo, mostravam aos amigos e assim ia passando a mensagem e amadurecendo. Tudo era feito com tempo, trabalho e alegria, sem saber muito bem o que ia acontecer. O importante era a experiência que estavam a viver no momento presente, a aprendizagem, o tempo, a construção de um projecto, o resto logo se via… E creio que é assim que devem nascer os projectos… Costumo dizer que um bolo nos dias que correm leva o mesmo tempo a cozer que há 30 anos atrás.

Muitos dos projectos que tem hoje mais de 30 anos de carreira, começaram com uma ideia entre amigos, conquistaram um publico que os segue fielmente, fazem espectaculos, gravam discos  e vivem artisticamente.

 

Como produtora,  único projecto que produzi, que tive objectivo “claro” de fazer dinheiro , foi o único projecto que me deu prejuízo… Talvez porque as prioridades do investimento estivessem invertidas, talvez porque antes do dinheiro fossem necessárias energias maiores para que acontecesse!

Hoje recebi Rosas de uma artista que tenho acompanhado e a quem tenho também dado apoio na área da orientação sistêmica. Foi um gesto muito bonito da parte dela que me deixou sem palavras de gratidão… um aplauso em jeito de Rosas… foi a primeira vez que recebi um aplauso destes, de forma tão inesperada…

Após ter recebido e desfrutado um pouco do prazer do reconhecimento, despertei com a certeza de que continuarei a fazer o que sempre fiz , com o mesmo amor, com a mesma dedicação e com a mesma alegria, sem nunca esperar rosas em troca.

Sobre os Likes a minha posição mantém-se:

Unknown-1Trabalhem ,dediquem-se invistam com garra no vosso projecto , façam diferente, façam a diferença ao vosso tempo e ao vosso ritmo… os likes que vos pertencem chegarão!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s