Gratidão Instagram#Facebook#Twitter#Linkedin

images-2

O Francisco tem 6000 seguidores no Instagram. O pai dele  é dono de uma pastelaria e ostenta diariamente a vida que tem, através de fotos com roupas de marca, sapatos exclusivos e viagens pelo mundo… Parece que os seguidores dele gostam dele por isso…

A Maria tem 7500 seguidores. É uma miuda bonita, com um corpo bonito e aprendeu com algumas dos seus ídolos a fazer posses sedutoras , sem pudor ou  vergonha… as fotos despertam os sentidos dos  seguidores que gostam disso e de todas aquelas miudas que gostavam de ser assim…

O Pedro é um rapaz muito bonito, muitas das miúdas lá da escola gostam dele e querem conhece-lo e como passam a palavra , começou a fazer muitas amigas pelo instagram … os seguidores dele são maioritariamente raparigas… é um rapaz popular que atrai seguidores que gostam essencialmente de olhar para um rapaz bonito!

A  Luisa tem 30 anos, tem já um conjunto de plásticas que fazem o seu corpo parecer perfeito. Representa uma clinica estética e tem mais de 30 000 mil seguidores que querem ser como ela… é uma influencer estética…e a clinica promete fazer milagres com a ajuda de linhas de crédito…

Hoje faço um  convite muito especial a cada um. Que se observe bem e aponte as respostas para as questões ?

-Quem seguimos ?

-Porque seguimos ?

-O que me motiva a seguir ?

-O que espero ganhar ao seguir ?

Somos espelhos uns dos outros … e podemos escolher quem seguimos e a razão pela qual queremos ser seguidos… É também importante assumir a nossa identidade mediante essas escolhas, nada é apenas porque sim!

Todos temos uma grande responsabilidade social, cultural e individual quando alimentamos certos perfis…

Há dias falava com uma figura publica sobre as marcas que promovia e perguntei :

-Se não te dessem isso , comprarias ?

-Conheces os valores que estão por trás dessa industria ?

-Interessa-te conhecer o processo pelo qual passam os produtos ? como são tratados os funcionários ? Responsabilidade ambiental e social  da empresa que vais representar ?

-Vais representar uma marca porque te dão produtos à borla ? ou porque confias nos produtos ?

– Vais convencer os teus seguidores a comprar um bom produto que realmente vale a pena , ou queres simplesmente aproveitar a tua imagem para “sacar” coisas e mais coisas , não importa a qualidade, valores e princípios que os regem , nem tão pouco a qualidade dos produtos !

-Vais convidar os teus seguidores a INVESTIR os seus rendimentos e o fruto do seu trabalho em algo que não vale, que jamais comprarias se não te for dado de borla ?

-Vais motivar os teus seguidores a fazer linhas de credito para cirurgia estética que a ti não custa nada , sabendo os efeitos do endividamento na vida das pessoas…

Do meio desta conversa surgiu uma voz, que escutava atentamente a conversa e que me respondeu :

-Só compra quem quer e só faz quem quer ! ninguém obriga ninguém !

– Nessa perspectiva, então vender droga está certo!- respondi e continuei – Ou medicamentos  que a longo prazo destroem certos orgãos…

-Pois -respondeu

-É uma opção pensar assim, esta tudo certo- respondi- mas quando temos um forte ascendente sobre alguém temos uma responsabilidade acrescida e podemos escolher entre manipular ou colaborar em prol de uma vida melhor!

É precisamente esta  mentalidade “do quero lá saber, estou a tratar da minha vida” que precisa ser alterada,  por todos nós…

Todos somos responsáveis por tudo!

Figuras publicas que são a imagem de marcas de champô, cremes e produtos de beleza que se vendem no supermercado, não são consumidoras das mesmas. Os resultados que apresentam nos seus cabelos e pele não são conseguidos com essas marcas…  Quando estão em grande actividade profissional, usam produtos de qualidade superior, para fazer frente ao desgaste diário de luz e make up a que são expostas as suas peles, garantindo assim a imagem que apresentam. Neste sentido porque promovem produtos que não lhes servem e que não são os responsáveis pela pele ou cabelos que apresentam nesses anúncios  publicitários ?  Sabemos que a mensagem subtil que chega à mente dos consumidores é: ” vou comprar para ser como ela” … Todos estão a vender gato por lebre, não é uma opção honesta!

Meninos e meninas que ostentam nas páginas de Instagram as vidas que os pais lhes permitem ter,  como se isso lhes conferisse alguma superioridade, devem saber que estão a causar um sofrimento enorme em alguns dos seus seguidores, que aceitam a sua inferioridade e se deleitam  com o que não podem ter, ou quem sabe se farão tudo o que for necessário  para lá chegar… se calhar vender coisas em que não acreditam

O “quero lá saber!” ou “só compra quem quer” foi o que levou o nosso planeta a estar como está…  pessoas que acham que a sua acção não conta… e muitas pessoas a achar que a sua acção não conta, criou uma humanidade inconsciente , irresponsável e sem sentir que tem qualquer ligação ou responsabilidade com o que se está a passar.

As redes sociais mostram muito da natureza humana… deixam tudo a nu…a sede de ir ao pote…a ganância… a desvalorização do ser humano… a necessidade de superioridade… a chica espertice…a necessidade de influenciar o outro… a necessidade de ter poder sobre o outro…a impulsividade da opinião infundada… a ignorância atrevida…os traumas relacionais…  e também o AMOR… o Amor com que precisamos de olhar para tudo isto… e agradecer a quem as criou pela grande oportunidade do acesso a esta informação tão rica e tão fundamental para mudar mentalidade…pois só assim é possível mudar…só assim podemos caminhar num outro sentido… Porque agora tudo o que estava escondido vem à luz e faz sentido!…

As redes sociais vieram para tirar a rede e colocar a nu a forma como nos relacionamos…há que aproveitar bem esta oportunidade para começar a tecer um novo tecido social… com fios de consciência , amor e responsabilidade global.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s