A Matilde traz um tema interessante e útil para todos nós, jovens adolescentes, pré adolescentes , Pais e educadores em geral.
A Matilde tem 14 anos e pergunta :
“Não percebo o que se passa, mas os rapazes não olham para mim… eu sou bonita, , mas eles não reparam em mim!… Há colegas minhas que não sao muito bonitas e eles reparam bué nelas… será que tenho algum problema ?…”
-Há quanto tempo é que isso te preocupa ? – perguntei à Matilde
– Eu nunca me preocupei muito com os rapazes , na verdade sempre os evitei, mas desde que começou a escola, tenho reparado mais e sinto que eles não reparam em mim, até me ignoram!
-Só há dois meses começas-te a reparar neles com algum interesse diferente ?
-Sim, desde o inicio das aulas !
-Já ouviste falar de energia sexual ? ou que os jovens tem as “hormonas aos pulos”
-Energia sexual não, mas a minha avó, está sempre a usar essa expressão das hormonas, mas não sei muito bem o que isso quer dizer!
– Durante a puberdade e a adolescência algumas alterações físicas acontecem, nos orgãos sexuais e reprodutores de rapazes e raparigas, obviamente que essas alterações não são só físicas, elas motivam novos comportamentos, sensações e emoções. Talvez esse teu novo comportamento ou interesse ,por rapazes seja motivado por algumas alterações invisíveis , a tua energia “sexual” feminina que começa a manifestar-se.
– Esta energia não tem hora marcada, manifesta-se das mais variadas formas, em idades diferentes e existem pessoas que a tem desde muito cedo.
-As energias são activadas em cada um de forma diferente, em tempos diferentes e também através de comportamentos e posturas, diferentes por isso às vezes reparamos para quem não nos vê e outros olham para nós e nós nem reparamos. Na pré adolescência e na adolescência são muito comuns estes desencontros.
A primeira manifestação desta energia é quando começamos a achar interesse especial por outra pessoa do sexo oposto e claro queremos feedback. É uma manifestação que nem sempre está sincronizada com a dos outros. O grupo em que te inseres talvez tenha jovens activos hà mais tempo, conectando-se a raparigas mais activas e talvez seja o que está a acontecer. Uns começam mais tarde outros mais cedo, é como se tivessem relógios diferentes e que obviamente vai provocar ritmos e tempos diferentes .
Por exemplo : deves ter reparado que existem raparigas e rapazes que muito cedo despertam para os namoricos. Aos 10 ,11 anos já tem um namorado ou namorada, enquanto muitos dos colegas ainda só pensam em jogar à bola, jogar playstation, ver filmes de animação.
Matilde- Sim é verdade eu tive uma colega no sexto ano que namorou com muitos rapazes da turma, um dia foi apanhada na casa de banho da escola e começaram a dizer mal dela.
-Disseram mal, provavelmente porque ninguém olhou para a energia desta menina e este é um excelente exemplo de uma menina que aos 11 anos ja tem a energia sexual bem desperta, quando todas as colegas só pensam em brincar. Aos 14 anos esta menina já será uma mulher, enquanto outras ainda estão a ver nascer a sua energia feminina, o que leva a que os rapazes que estão mais despertos sejam atraídos para ela e não para as raparigas que ainda estão no inicio do processo. Se o teu processo se iniciou apenas agora, provavelmente não serão esse tipo de rapazes, já namoradeiros, que vão olhar para ti, pois eles precisam de uma energia igual à deles.
Matilde- Mas ninguém me diz que sou gira !
-E tu quando achas um rapaz bonito ,vais a correr dizer-lhe que ele é bonito ?
Matilde -Não ! Claro que não …
-Então provavelmente os rapazes que acham que tu és gira, tem vergonha de o dizer! Claro que não vão dizer-te. vibram na mesma energia que tu!
Na adolescência as atracções são definidas por energias que vão sendo activadas, mas que estão completamente descalibradas e desajustadas hormonal, emocional e fisicamente.
Nas escolas fazem-se palestras sobre educação sexual , mas nunca se fala neste despertar da energia sexual, que faz parte do processo de crescimento e que muitas vezes gera uma grande confusão e tristeza nos jovens, raparigas e rapazes. Paralelamente ao conhecimento de métodos contraceptivos, seria fundamental que cada um aprendesse a identificar a forma como se manifesta esta nova energia no seu corpo e na sua mente, para dessa forma poder fazer melhores escolhas e gestão da sua energia sexual.
E depois há estigmas, rótulos sociais, e sentimentos de culpa que se geram, quando no processo de crescimento existem episodios como o da colega que queria muito namorar, ninguem nos ensina a identificar, gerir e conhecer os nossos impulsos sexuais, mas depois todos sabem apontar o dedo.
Depois desta conversa perguntei à Matilde :
– Após esta conversa como te sentes ?
-Aliviada, faz sentido !
-Provavelmente a confusão que estás a sentir é devida a essa energia que está a ser activada em ti… Sempre que se instalar essa duvida responde, honestamente às perguntas
- Para que queres que olhem para ti ? por Status, Poder, auto -estima
- Para que precisas que olhem para ti ? para te sentires bonita , desejada
- Quem queres que olhe para ti ? respeitador ou atrevido
- com que intenção queres que olhem para ti ? desejo fisico , admiração, respeito
Desta forma vais conhecendo a tua energia sexual e definindo como te queres manifestar e como é confortável que se manifestem a ti.
Ás vezes dizem que é preciso cuidado e atenção com o que desejamos, pois nem sempre estamos preparados para gerir o que desejamos, e provavelmente este ainda não é o teu tempo de ser assediada… Confia!
Bem sabemos que tudo convida ao assédio e à sedução …mas será isso natural ?! Será isso um indicador de que gostam de nós ? ou que apenas somos fruto de desejo sexual !?
Ganhar consciência sobre a nossa energia sexual, permite-nos viver mais tranquilos com a nossa essencia, ser mais assertivos, menos impulsivos com escolhas relacionadas com a nossa intimidade, que podem deixar marcas profundas na nossa vida.
–