Energia Sexual Vs Educação Sexual

A Matilde traz um tema interessante e útil para todos nós,   jovens adolescentes, pré adolescentes , Pais e educadores em geral.

A  Matilde tem 14 anos e pergunta :

“Não percebo o que se passa, mas os rapazes não olham para mim… eu sou bonita,  , mas eles não reparam em mim!… Há colegas minhas que não sao muito bonitas e eles reparam bué nelas… será que tenho algum problema ?…”

-Há quanto tempo é que isso te preocupa ?  – perguntei à Matilde

– Eu nunca me preocupei muito com os rapazes , na verdade sempre os evitei, mas desde que começou a escola, tenho reparado mais  e sinto que eles não reparam em mim, até me ignoram!

-Só há dois meses começas-te a reparar neles com algum interesse diferente ?

 

-Sim, desde o inicio das aulas !images-1

-Já ouviste falar de energia sexual ?  ou que os jovens tem as “hormonas aos pulos”

-Energia sexual não, mas a minha avó, está sempre a usar essa expressão das hormonas, mas não sei muito bem o que isso quer dizer!

– Durante a puberdade e a adolescência algumas alterações físicas acontecem, nos orgãos sexuais e reprodutores de rapazes e raparigas, obviamente que essas alterações não são só físicas, elas motivam novos comportamentos, sensações e emoções.  Talvez esse teu novo comportamento ou interesse ,por rapazes seja motivado por algumas alterações invisíveis ,  a tua energia “sexual” feminina que começa a manifestar-se.

– Esta energia não tem hora marcada,  manifesta-se das mais variadas formas, em idades diferentes e existem pessoas que a tem desde muito cedo.

-As energias são activadas em cada um de forma diferente, em tempos diferentes e também através de comportamentos e posturas, diferentes por isso às vezes reparamos para quem não nos vê e outros olham para nós e nós nem reparamos. Na pré adolescência e na adolescência são muito comuns estes desencontros.

A primeira manifestação desta energia é quando começamos a achar interesse especial por outra pessoa do sexo oposto e claro queremos feedback.   É uma manifestação que nem sempre está sincronizada  com a dos outros. O grupo em que te inseres talvez tenha jovens activos hà mais tempo, conectando-se a raparigas mais activas e talvez seja o que está a acontecer. Uns começam mais tarde outros mais cedo,  é como se tivessem relógios diferentes e que obviamente vai provocar ritmos e tempos diferentes .

Por exemplo : deves ter reparado que existem raparigas e rapazes que muito cedo despertam para os namoricos. Aos 10 ,11 anos já  tem um namorado ou namorada, enquanto muitos dos colegas ainda só pensam em jogar à bola, jogar playstation, ver filmes de animação.

Matilde- Sim é verdade eu tive uma colega no sexto ano que namorou com muitos  rapazes da turma, um dia foi apanhada na casa de banho da escola e começaram a dizer mal dela.

-Disseram mal,  provavelmente porque ninguém olhou para a energia desta menina e este é um excelente exemplo de uma menina que aos 11 anos ja tem a energia sexual bem desperta, quando todas as colegas só pensam em brincar.  Aos 14 anos esta menina já será uma mulher, enquanto outras ainda estão a ver nascer a sua energia feminina,  o que leva a que os rapazes que estão mais despertos sejam atraídos para ela e não para as raparigas que ainda estão no inicio do processo. Se o teu processo se iniciou apenas agora,  provavelmente não serão esse tipo de rapazes, já namoradeiros,  que vão olhar para ti, pois eles precisam de uma energia igual à deles.

Matilde- Mas ninguém me diz que sou gira !

-E tu quando achas um rapaz bonito ,vais a correr dizer-lhe que ele é bonito ?

Matilde -Não !  Claro que não …

 -Então provavelmente os rapazes que acham que tu és gira, tem vergonha de o dizer!  Claro que não vão dizer-te. vibram na mesma energia que tu!

Na adolescência as atracções são definidas por energias que vão sendo activadas, mas que estão completamente descalibradas e desajustadas  hormonal, emocional e fisicamente.

Nas escolas fazem-se palestras sobre educação sexual , mas nunca se fala neste  despertar da energia sexual, que faz parte do processo de crescimento e que muitas vezes gera uma grande confusão e tristeza nos jovens, raparigas e rapazes. Paralelamente ao conhecimento de métodos contraceptivos, seria fundamental que cada um aprendesse a identificar a forma como se manifesta esta nova energia no seu corpo e na sua mente, para dessa forma poder fazer melhores escolhas e  gestão da sua energia sexual. images-3

E depois há estigmas, rótulos sociais, e sentimentos de culpa que se geram, quando no processo de crescimento existem episodios como o da colega que queria muito namorar, ninguem nos ensina a identificar, gerir e conhecer os nossos impulsos sexuais, mas depois todos sabem apontar o dedo.

Depois desta conversa perguntei à Matilde :

– Após esta conversa como te sentes ?

-Aliviada, faz sentido !

-Provavelmente a confusão que estás a sentir é devida a essa energia que está a ser activada em ti… Sempre que se instalar essa duvida responde, honestamente às perguntas

  • Para que queres que olhem para ti ?  por Status, Poder, auto -estima 
  • Para que precisas  que olhem para ti ?  para te sentires bonita , desejada
  • Quem queres que olhe para ti  ?  respeitador ou atrevido 
  • com que intenção queres que olhem para ti ? desejo fisico , admiração, respeito 

Desta forma vais conhecendo a tua energia sexual e definindo como te queres manifestar e como é confortável que se manifestem a ti.

Ás vezes dizem que é preciso cuidado e atenção com  o que desejamos, pois nem sempre estamos preparados para gerir o que desejamos, e provavelmente este ainda não  é o teu tempo de ser assediada… Confia!

Bem sabemos que tudo convida ao assédio e à sedução …mas será isso natural ?! Será isso um indicador de que gostam de nós ? ou que apenas somos fruto de desejo sexual !?

Ganhar  consciência sobre a nossa energia sexual, permite-nos viver mais tranquilos com a nossa essencia, ser mais assertivos, menos impulsivos com escolhas relacionadas com a nossa intimidade, que podem deixar marcas profundas na nossa vida.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s