Hoje em dia falar de propósito de vida é quase um “clichê”. Mesmo assim é melhor falar, mesmo superficialmente, de que há muito mais na nossa existencia do que tratar apenas da nossa sobrevivencia Individual, profissional e social.
Morreu um actor português que nunca foi de exuberancias, exteriorizações ou necessidade de afagos de ego. Era pelo menos o que o seu comprotamento artistico e pessoal revelava.
Também revelava que representar era uma forma de SER de explorar e encontrar dentro das suas entranhas, o perfil que lhe era proposto e se propunha fazer. Por ser algo que lhe vinha genuinamente de dentro, as suas personagens chegavam genuinamente aos corações de quem o via.
Foi em “VARIAÇÕES” que o actor “Filipe Duarte”, me está mais presente, representando a relaçao, cumplicidade e uma cena de amor EXTRAORDINARIA entre dois homens, vivida com uma enorme profundidade EMOCIONAL, capaz de fazer esquecer ao mais céptico heterosexual o genero dos seus protagonistas… Ali o amor e a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo foi revelada no seu potencial de grande igualidade, com uma beleza superior, uma verdade e autenticidade capaz de mudar mentalidades , significações SOCIAIS , INDIVIDUAIS e CULTURAIS.
Esta cena revelou-se transformadora da minha vida, quando em Dezembro fui ao Porto e fiquei hospedada num hotel. Enquanto preparava um documento no meu quarto, no quarto ao lado , acontecia uma tórrida tarde de amor entre o “André” e o “Helder”. Com todo o respeito pela intimidade destes jovens, coloquei os fones, mas não pude deixar de reparar no AMOR, cumplicidade e cuidado com que se tratavam, a mesma a que tinha assitido no filme de variações… Afinal a ficçao era mesmo REALIDADE…
No papel de actor que veio desempenhar a esta VIDA o actor Filipe Duarte, deixa a mensagem de que quando um ACTOR, se despe do seu EGO consegue ser um fiel representante da realidade e é nesta autenticidade, que ganha o poder de transformar quem o vê. Um coração reconhece sempre outro coração!
Deixar o mundo em que nos movimentamos um pouco melhor, deveria ser o propósito de cada um de nós.
É bom ver alguem ir embora e deixar EXEMPLO de integridade, respeito e humanismo no coração de todos com quem se cruzou . Só o EXEMPLO transforma . Usemos cada uma das nossas redes para fazer a diferença no mundo não importa a quantos corações chegam…mas cheguemos… não são precisos milhões de likes, seguidores cegos e distraídos … a mudança é cirurgica individual e irreversível…. E quando existe essa consciencia, deitamos o nosso ego a dormir e fazemos o nosso melhor com AMOR , CUIDADO , RESPEITO e ATENÇÃO
A Morte tem um sentido de vida e chegará ao tempo e ao ritmo de cada um, pouco importa saber quando … Importante é que cada um faça o seu melhor AGORA, deixando marcas de AMOR e Gratidão no coração de cada um, porque não há nada melhor que chorar amorosamente uma Perda , gratos ao universo por termos tido a oportunidade de ser tocados no coração por alguem tão especial.
Que a ALMA de Filipe Duarte , “Pipo” , homem social, actor , colega , profissional descanse em PAZ, pleno de um imensa luz tão brilhante, quanto o brilho que deixou no coração de todos nós.
“Cheio de deus
Não temo o que vira
Pois venha o que vier
Nunca será maior do que a minha alma”
in Fernando Pessoa mensagem\