Traição e Amor A importancia dos Contextos

Este é um livro que fala sobre o sentir e mais do que com as palavras e com as construções gramaticais, focou-se na experiência da comunicação verbal e na oratoria de sessões de orientação. O mais importante é passar o sentir e a escuta… Uma das leitoras disse-me ” Eu não a li, eu escutei-a” , foi sempre nesse formato de escrita que me foquei , porque se o leitor me escutar vai levar com ele o amor das palavras. E a palavra escrita para quem não é escritor precisa de outro tipo de saber para chegar ao leitor. Que humildemente assumo que não sei fazer.

Uma das questões, mais importantes em qualquer diálogo e para uma boa comunicação é todos conhecermos o contexto das ideias e das palavras. Assim o livro nao começa sem antes esclarecer o leitor:

O que é ser traído

Num contexto de Relação de casal (hetro/homossexual)? 

Qualquer relacionamento tem as suas regras, seja um relacionamento monogâmico, liberal ou poligâmico. Para qualquer relacionamento monogâmico, está claro para ambas as partes que a única relação de intimidade sexual e emocional acontece apenas com o parceiro com quem se escolheu partilhar vida, salvo acordos prévios.

Consideramos que existiu uma traição sempre que um dos parceiros se envolve de forma amorosa, íntima, emocional ou sexualmente com outra pessoa fora do relacionamento, sem que o outro saiba e tenha consentido previamente esse tipo de relacionamento. Neste contexto de monogamia é quebrado um laço de confiança entre os parceiros.

É importante salientar que mesmo nos relacionamentos liberais ou poligâmicos existem regras de lealdade, e sempre que uma das partes rompe o elo sem revelar ao outro, está a trai-lo. A Confiança é o elo mais importante de qualquer relação, aquele que nos permite viver com outra pessoa em harmonia. Quando existe confiança existe paz no relacionamento, cada um faz a sua vida e segue paralelamente os seus sonhos sem qualquer tipo de inquietação relativa à relação. É bom confiar é bom poder entrar e sair de casa sabendo que a pessoa que está connosco nunca nos vai enganar. 

O que é um Triangulo Amoroso

Entenda como “triangulo amoroso”, o resultado de todas as relações extraconjugais, que cria uma ligação energética entre parceiro, parceira e amante.

Um triângulo amoroso é um campo de forças antagónicas que se atraem pela competição, pela raiva, pelo medo, pelo abandono e por vingança.

Ecologia Relacional-É a consciência de que as escolhas individuais afetam a relação e a individualidade do outro, ser ecológico é ser compassivo é viver com amorosidade. Ser ecológico é assumir o seu lugar na relação e saber o que não fazer em respeito à relação que criou é ter a coragem de assumir posições que lhe permitam avançar por outros caminhos, sem comprometer o outro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s