Quero lá saber o que a Billie Eilish aconselha… Estou Fora

Esta pandemia se por uma lado está a trazer coisas más, por outro está a mostrar uma outra forma de viver!

A Margarida uma jovem de 17 anos… num desabafo sobre este novo confinamento dizia-me:

– Sabe que mais ?! Mudei muito , isto está me a mudar… Há um ano atrás eu achava a Billie Eillish o bule fixe, uma miuda que assumia ser como é, provocadora e anti sexismo e fora daquele jogo de sedução constante da maioria dos artistas… Sabe o que penso neste momento ?

-gostava de saber ! (respondi)

-Quero lá saber do que a Billie Eilish pensa ou recomenda… tenho mais em que pensar… !

-Quer dizer que deixas-te de a admirar ?

-Não , continuo a gostar e admirar alguns dos seus principios, mas é como admirar outra pessoa qualquer … Só que não quero saber qual a sua melhor série de TV ou canção favorita… Quando ouvi isso , sabe o que me perguntei ?

-Não faço ideia ?

-Se quem anda a escrever estas coisas, está a viver no mesmo mundo que eu ? Se não vê o que se está a passar ! estamos todos sem saber o que vai acontecer, sem respostas para nada… em minha casa , o meu pai teve de fechar a empresa … Neste momento já estou noutra… deixou de ser importante o que pensa a Billie Eilish… ou outro artista qualquer… Há coisas mais importantes a fazer… aliás m neste momento já acho “só” parvo… só porque canta umas musicas que gosto , vou ver a mesma série que ela ?????

Quando fiz a minha formação em Hipnoterapia o meu professor Mario Rui Santos, na sessão de boas-vindas dizia: ” Antes de começar esta formação vou desenganar-vos porque vocês antes de qualquer coisa, aqui vão ser “Des-hipnotizados “…

Na verdade parece que andávamos todos em piloto automático… Hipnotizados!

O que a Margarida me trouxe foi a noticia do seu acordar, um despertar profundamente simples! Algo muito natural . O sair de uma rotina social, uma roda viva, dos midia, redes sociais, marketing digital, marketing de opiniao, que vende produtos, conteudos, através de influencers, artistas e actores… A vida frenética de consumo, em que todos andávamos sem perceber muito bem quem éramos, a reagir a estimulos exteriores, sem ar… sem espaço para respirar… nem para pensar!

Sim a pandemia traz muita coisa menos boa… mas aproveitemos a sobriedade que nos pode trazer sobre nós mesmos para melhor podermos responder à pergunta QUEM SOU EU ? e para onde vou a partir daqui!

” Definitivamente não quero ser a cópia de ninguem… definitvamente agora sei muito melhor quem sou! ” – Rematou a Margarida

Para rematar, contei à Margarida que no meu tempo de adolescente, as pessoas que eram muito influenciáveis eram apontadas como personalidades frágeis sem grande estrutura emocional. Mas de repente tudo se virou, parece que a partir do final dos anos noventa até hoje, está invertida a nossa missão no mundo. Cada um de Nós é especial e unico. Inevitavelmente absorvemos coisas uns dos outros, mas devemos sempre faze-lo em respeito à nossa alma… Esta nova aceitação e visao dos INFLUENCERS, retira-nos essa unicidade, personalidade e autenticidade… Sim concordo que está na hora de parar este ciclo, porque é sempre quando perdemos a nossa identidade que somos manipulados… E se começarmos assim em jovens seremos manipulados sempre… É educativo!

Como à muitos anos estou ligada à area artistica, contei à Margarida que sei de muitos artistas que “influenciam” as pessoas a consumir coisas que eles jamais consomem… Porque ser influencer é um negócio, e muitos deles não querem saber se o que aconselham faz bem ou mal… Recebem um valor pelo post que poem e vão à vida deles!

Simplicidade, autenticidade e SER … Aproveitemos estes tempos para nos perguntarmos quem SOMOS…

Propus à Margarida que fizesse uma lista com 20 coisas de que gosta. As primeiras que lhe viessem à memória. No fim que olhasse para cada uma e tentar identificar se era um gosto dela ou influenciado por alguem … E assim continuamos a nossa busca simples por NÓS

f

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s