Infelizmente nos ultimos anos tudo o que parece dificil de alterar é apelidado de “Romantico”. Todos aqueles que querem resultados rápidos, lucro fácil, e promoção pessoal, desvalorizam aqueles que não se querem promover e estão prontos para investir anos da sua vida numa realidade capaz de tornar o mundo um lugar MELHOR para TODOS ou seja “OS ROMANTICOS”
Nos discursos politicos, economico, educativos, sociais e culturais é muito comum ouvir o termo “Romântico“ com caracter depreciativo, prejurativo e ridicularizado. Consideram que os “Românticos“, ou seja os que tem fortes ideais para a sociedade, são infantis, imaturos sem visão…são apenas bonzinhos!
Enquanto tem VOZ de COMANDO vão ridicularizando e afastando os ROMÂNTICOS dos centros de decisão. E quando um Romântico se aproxima é silenciado, convidado a sair ou mudar de postura, até se tornar um deles… Eles, o que não são “Romanticos”, dizem saber o que é preciso fazer, através de comissões, observatórios e estudos cheios de novos termos internacionais, no entanto é fácil de perceber que a falta de romantismo, se traduz; em jogos politicos e económicos de interesse pessoal, corrida pelo poder, corrupção, desonestidade, inconsciência ambiental, grandes diferenças sociais, assaltos a dinheiros publicos etc.
Afinal o que é ser Economica, Social, Educativo e Culturalmente Romantico:
Somos Românticos quando achamos que é preciso devolver às pessoas a sua natural capacidade intelectual em vez de as estupidificar com conteudos vazios, aproveitando o seu cansaço.
Somos Românticos quando consideramos que os meios de comunicação e redes, deveriam ser usados cosistentemente em prol de um nova tomada de consciência colectiva em vez de cimentar a estupidificação e distraçao desviando a atenção do que é essencial para a nossa existência.
Somos Românticos quando achamos que é preciso implementar no sistema educativo a Inteligencia Emocional, para que as próximas gerações tratem as suas emoçõe por “TU”, promovendo o seu sucesso pessoal e evitando entre outras doenças, estados de ansiedade, dependencia de pessoas ou Substancias.
Somos Românticos quando utilizanos a palavra “AMOR” no meio profissional, em vez de competitividade, liderança, desempenho ou valor. O “Amor” é a unica emoção capaz de mover uma ideia ao sucesso empresarial e Industrial.
Somos Românticos quando apenas contabilizamos como Crescimento Economico o fruto de uma actividade que enriqueça todos os intervenientes: pessoas, empresas, economia e planeta,
Somos Românticos quando defendemos que a Cultura deveria contribuir para a evolução social construtiva em vez de estupidificar e querer apenas do publico retirar dividendos financeiros, fama pessoal e inflação de egos.
Somos Românticos quando reciclamos em casa, aderimos ao vegetereanismo ou alimentação responsável e travamos o consumo excessivo, em prol da sustentabilidade do planeta em que TODOS vivemos.
Somos Românticos quando promovemos relações sem SEGREDOS, sem TRAIÇÕES e Sem Mentira.
Somos Românticos quando Ficamos felizes com a Felicidade do Outro em vez da inveja e da competitividade doentia.
Somos Românticos quando dizemos o que pensamos aos Intocáveis!
Somos Românticos, os que não o são, dizem que não sabemos o que dizemos, que as nossas intervenções são “Romanticas” e Utópicas. Ele precisam de manipular, estupidificar, distrair os consumidores com realidades futeis e ilusórias, para que comprem mesmo o que não precisam, que consumam alimentos que degradam os seus organismos, que destroem os recursos naturais do mundo e que acima de tudo não atinjam inteligência suficiente para questionar… que nunca questionem nada e que acima de tudo, percebam que ser ROMANTICO / CONSCIENTE é estar errado… é ser estupido… é ter a mania que o individuo pode mudar o mundo…
Assim se entregou o poder nas mãos erradas…talvez daqui a uns tempos muitos daqueles que tem silenciado os ROMANTICOS, fiquem nas suas quintas biologicas a desfrutar de ar puro, enquanto nas cidades ficam aqueles que manipularam, dependentes de álcool, drogas ,ansioliticos a consumir satisfeitos fast food e muita comida processada carregada de açucar e a respirar ar irrespirável…
Ser “Romantico” é Querer o Melhor para Todos… e para isso cada um tem de individualmente, fazer a sua parte
À vezes questiono-me sobre o tamanho da tristeza interna de homens como Edgar Morin, Jiddu Krishnamurti, Carl Rogers, Martin Luther King e Gandhi (entre outros). Estes homens sempre olharam para o mundo de forma assertiva, nunca fingiram não ver, apresentaram propostas concretas para a mudança global, acreditaram sempre que só o homem com uma acção consciente INDIVIDUAL pode mudar o Mundo. Foram considerados e mencionados pelos “não romanticos”, como filósofos, alguns recusaram o tão desejado nobel da paz, porque tudo o que queriam é que o homem mudasse a sua forma de ESTAR NO MUNDO… poucos perceberam que não queriam aplausos mas uma acção mais AMOROSA com a existência humana…
“Não é sinal de Saude estar bem adaptado a uma sociedade doente” SOU UMA ROMANTICA
Sessões de Orientação
http://www.orientacaosistemica.pt