Às vezes perder uma aula, faz toda a diferença na nossa vida…
Quando refiro que uma “lição” pode fazer toda a diferença, falo em relaçao a uma sugestão dada por Sofia Bauer em formaçao avançada de hipnose.
A sugestão era:
“Quando alguem entra no teu gabinete esqueçe tudo o que pensas, deixa de fora todos os conceitos e preconceitos, lembra-te que sobre aquela pessoa não sabes nada, não tentes encaixa-la no teu padrão…”
A esta sugestão eu acrescento que a unica coisa importante é que o cliente saia melhor do que entrou.
Assim vou fazendo e treinando todos os dias…
O Henrique é um homem de negócios que marcou uma sessão, por indicação de uma outra paciente. Começou por me dizer que é “de poucas conversas”. No entanto estivemos em gabinete mais de duas horas e meia. Afinal havia muito para conversar.. talvez faltasse espaço e tempo.
A questão do Henrique é material: ” a frustração e angustia galopante por não ter alcançado um objectivo importante.”
-Sinto uma angustia enorme, não consegui alcançar o que me propus e isto está a dar conta de mim, não durmo estou inquieto e começo a ter medo !
Pedi-lhe que me revelasse qual o objectivo que o tinha frustrado.
-No final do ano passado alcancei o que queria. Esta ano tinha estabelecido uma triplicação de faturação e não consegui… sou um falhado, sinto me envergonhado e enfraquecido!
-Mas a sua vida está em risco ?
-Não nada disso tenho um bom património, mas não consegui sair disto…
– Não preciso de saber de numeros, se for melhor para si !
-Eu posso dizer-lhe e acho que até me faz bem… – suspirou – Propus-me aumentar um misero digito no meu património e não consegui…sou um falhado
-Isso significa de quanto para quanto ?
-Passar de 1 milhão e meio para dez milhões ! até me custa dizer… começo a suar das mãos!
Não saber nada e ter consciência que não se sabe, é fundamental… Porque é esse não saber que permite olhar , neste caso para este homem para além dos numeros e de todos os conceitos que possam existir, de riqueza ou pobreza, de muito e de pouco.
Pouco importa se o objectivo é de 1 para 10 milhões ou de 20€ para 200€. O importante é investigar o que o leva a esta resposta ecomcional e fisica, ao desamor, á frustração, à angustia de não ter alcançado o seu objectivo. Com o que estaria relacionada esta resposta ?
Na realidade para o Henrique, alcancar este objectivo vai muito para além do que se vê. Para um homem que já chegou longe o que se passa entre uns milhoes e os outros ? Que história está por contar nas entrelinhas. Estes milhoes que não alcançou e que angustiam, falavam de muito mais do que de valor material.
Durante a sessão descobrimos um pai zangado, com um avô bilionário que sem saber como, perdeu tudo para um irmão, suicidou-se angustiado sem conseguir reconquistar tudo. Os primos são ainda detentores de fortuna e de forma inconsciente, o Henrique abraçou a missão de ter de recuperar o tesouro perdido. Enquanto criou o seu património foi andando tranquilo e assegurando tudo, quando quis voar mais alto e não conseguiu, a angustia emocional que viveu do seu pai e do seu avô assaltou-o e surgiu ainda o medo de perder o que tem , mesmo que esteja tudo bem com o seu património.
Gestor de sucesso, sem saber, delineava objectivos com intençoes que não lhe pertenciam e que não o deixavam viver as suas conquistas. Revelou-me ainda que agora fazia sentido o facto de ter dezenas de propriedades fechadas, porque tinha medo de as alugar. Todas estas ligações ao seu sistema faziam sentido e sem perceber como algo mudou internamente. Sentiu alivio, e uma enorme liberdade de poder ganhar o que quiser e de delinear outros objectivos mais ou menos ambiciosos, mas seus.
Passado alguns dias escreveu-me a agradecer, por o ter ajudado a viver mais tranquilo … Queria pagar mais, dizia que aquela sessão tinha sido um excelente investimento. Recusei como recuso sempre… o meu objectivo foi cumprido, o Henrique saiu melhor do que entrou e não há dinheiro que pague retirar a angustia a qualquer pessoa…neste caso a um milionário.
http://www.orientacaosistemica.pt
rr