Cansaço informativo

Muitos clientes procuram orientação para gerir a informação que lhes chega diariamente desde março de 2020; filtrando à priori , as famosas e indiscretas fake news e artigos disparatados de opinião e conspirações absurdas, típicas de quem vive com a mania de perseguição.

A gestão de informação para aqueles que sempre gostaram de reunir conhecimento para emitir uma opinião concertada está a tornar se um verdadeiro quebra cabeças. É que para alem do emaranhado de informações, existem factores emocionais , crenças sociais e culturais exacerbadas e interesses de diversas ordem. É por isso angustiante e extenuante fazer esta gestão!

Esta inquietação, angústia e cansaço extremo é talvez o que procuram evitar, todos aqueles que se entregam e escolhem confiar nas direções comunicadas pelos meios de informação, que mais que nunca se mostram alinhados com os governos e assim , ninguém contesta ninguém.

Tecnicamente os primeiros a acusar o cansaço de informações , muitas contraditórias de uma hora para a outra, foram os profissionais de saúde e contabilistas. Estes viram-se na frente de batalha e tiveram de se ir adaptado às informações que chegavam, muitas vezes sentindo ser verdadeiras peças de um jogo de xadrez, que ninguém sabia jogar . Inicialmente não contestavam, com o tempo foi sendo possível recuperar alguma capacidade de análise e começar a colocar questões.

Para o geral , gerir a informação em contexto de pandemia, o stress , medo e incerteza que causa toda a contrariedade, convida a que tenhamos vontade de nos desresponsabilizar e entregar o poder de decisão aos governos. sem questionar sem olhar para mais lado nenhum. Se correr mal a culpa é deles! Estamos em sofrimento e desejosos que isto acabe … é por isso natural que quando alguém chega e faz perguntas, mesmo sem teorias DISPARATADAS, seja mandado calar é visto como inconveniente.

A Catarina traz uma realidade familiar comum: “Eu só coloco questões Ana, sou super responsável, sou consciente , respeito tudo … para não correr riscos de ser mal interpretada ouço os lados todos , mas na minha família saltam me todos em cima se coloco alguma coisa do que está a ser feito em questão … e como seguem by the book o que vem nas notícias, nem se apercebem cometem atrocidades para a saúde pública dignas de quem quer propagar a pandemia. Como por exemplo os meus sobrinhos e mais milhares de pessoas ,encherem os parques aquáticos talvez o pior dos locais para propagar qualquer vírus, mergulham se uns nos outros ( fluidos corporais, baba de bebés e crianças , urina dos mais distraídos) … não me cabe na cabeça acharem que este é um comportamento sem risco… no entanto quando perceberam que eu estava a fazer um detox para desintoxicar o meu corpo e aumentar o meu sistema imunitário, criticaram me e apontaram o dedo , como se fosse uma coisa de doidos … “

O desgaste é enorme quando tento explicar … A Catarina insiste “ para mim a alimentação que damos ao nosso corpo pode em muito, fazer a diferença no nosso sistema imunitário, e eles acham que não , acham que isto é uma roleta russa… “

A validação de condutas impostas pelos governos e aplaudidas pelos media que enchem as nossas casas de informação , os mesmos que nos enchem de novelas e reallity shows, está a dar força para que pessoas sem qualquer tipo de informação e conhecimento usem da sua ignorância para criticar e ostracizar outros, que poderiam acrescentar valor no combate à pandemia . Um comportamento que esta a acontecer em família, entre amigos e a criar muita pressão e divisão entre as pessoas …

infelizmente para uns e felizmente para outros a maioria são os que nada contestam , muitos dos que vão para a praia em dia de eleições , talvez uma fatia grande dos 60% de abstenção , que não querem ter opinião nem se interessam …

Relativamente à ignorância , Os detox são propostos para aumento do sistema imunitário desde os Vedas 7500 anos antes de Cristo, muitos os seguem no mundo. No ocidente quando uma doença oncológica bate a porta , muitos são os que os procuram… Em contexto pandémico quantas mais pessoas cuidassem do seu corpo com consciência , melhor sistema imunitário conseguiriam, afinal nós somos o que comemos”, numa sociedade em que só se fala de vacinas e medicamentos … não há espaço para mais informação …

Nada se pode fazer a não ser fazer uma recolha séria de informação , desenvolver a assertividade e estar preparado para deixar de defender qualquer teoria que se revele irrelevante … esta é a melhor gestão de informação a fazer , numa época que se sabe muito pouco e que as comprovações tem perna curta … de resto e quanto à força das massas … há que deixar ir assim … há que aceitar que este foi o mundo que criamos … o mesmo que está com tanto medo de morrer por um vírus e que continua a poluir , a consumir este mundo como se existisse outro e a assistir a fenómenos naturais muito pouco naturais, como se não tivesse nada a ver com isso … AFINAL NAS NOTÍCIAS AINDA NINGUÉM DISSE COMO FAZER … os GOVERNOS NÃO DECRETARAM CALAMIDADE PÚBLICA … porque já esgotamos tudo do universo … a Europa está a arder… não existe sequer uma terapêutica para isto … vamos morrer… que não seja de COVID… isso é o mais importante …

Um comentário em “Cansaço informativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s