Sonhar com “Talibans” … Dissertação de um Sonho

Sonhar é um fenómeno que acontece durante o nosso sono.

Freud em 1900 lança um polémico livro para a época, A Interpretação dos sonhos , neste livro define o conteúdo dos sonhos como a realização de um desejo de quem sonha, uma excelente ferramenta com informação fundamental sobre quem sonha em psicanálise. Em resumo o sonho seria uma fonte para o indivíduo entender os seus desejos e resolver as suas questões.

Outras terapias e abordagens menos densas, que a psicanálise, usam de forma bastante assertiva os conteúdos dos sonhos para ajudar o paciente a encontrar uma maior paz e sentido para os eventos da sua vida.

Os monges budistas e Tibetanos trabalham a sua mente durante anos para que ela fique tão limpa de lixo emocional e informação tóxica que lhes permita durante o sono a meditação mais profunda e talvez uma ligação e conexão a uma fonte de informação “maior”.

Não são poucas as histórias , muitas retratadas em filmes, de homens ou mulheres com acesso a informação sobre o futuro das nações através dos sonhos.

Em formação com um psicólogo clínico, psicanalista, que tambem abordava esta temática dos sonhos , falávamos sobre este poder de VER o futuro NOS SONHOS. Muitas pessoas acham que o que sonham é premonitório e nesse contexto durante essa formação uma colega muito entusiasmada quis partilhar:

-eu confio nos meus sonhos, mas nem sempre sei o que significam… há dias sonhei com uns corpos sem cabeça , o que isto poderá querer dizer…

O professor respirou fundo antes de responder, porque obviamente ainda que possamos interpretar sonhos , as imagens a que acedemos durante a noite não tem um significado universal e mais Improvavel que seja uma premonição na qual possamos confiar, cada um sonha por diferentes motivos, ainda que com os mesmos elementos os significados mudam de pessoa para pessoa. Após respirar fundo respondeu:

– Bem , para sermos premonitórios há um trabalho a ser feito, ou um dom especial que também deve ser alvo de estudo, caso a sua situação não seja nem uma nem outra, provavelmente é importante verificar os filmes a que assistiu nos últimos dias ou – pausando e colocando um ar sarcástico – pode ter comido “Iscas” ao jantar!

A colega não gostou desta analogia, o sarcasmo do professor fez soltar alguns risos, mas ao mesmo tempo revelou a seriedade com que temos de fazer este tipo de abordagem, pois além da psicanálise e das terapias que se baseiam em informação onirica, a interpretação dos sonhos também faz parte da cultura popular, onde os significados foram desenvolvidos de uma maneira mais lúdica, sem pretensões científicas, e que não devem ser levadas a peito sob risco de criar expectativas ou falsos medos..

Os Talibans retomaram o poder no Afeganistão e em poucos dias a vida das pessoas que a ali vivem ficou virada de pernas para o ar.

Desliguei a televisão e os serviços noticiosos doentios há 11 anos. Mas sou assinante de dois jornais nacionais de posições contrárias. Estou sempre a par do que se passa no mundo mas não permito repetições de imagens de miséria em loop no meu quotidiano. Acredito que mesmo não as vendo a minha consciência é maior do que da maioria que se habitua a ver as imagens em LOOP ao ponto de deixarem de ter qualquer efeito emocional.

Esta noite tive um sonho :

Estava num congresso, que foi interrompido por um dos organizadores, informando que era mesmo muito urgente , tínhamos de estar solidários com os açores , porque a ilha terceira tinha sido invadida por talibans. Só pensava na minha irmã, nos meus sobrinhos e naquela gente totalmente pacifica habituada a uma vida de calma e sem stress… nas imagens viam-se chegar por mar, centenas de barcos e submarinos, a disparar tiros para o ar…

Se o meu sonho é premonitório? Não

O meu sonho revela o medo que se instalou no meu inconsciente com base nas minhas crenças após assistir a imagens de desepero e sobrevivência:

O meu sonho revela a minha crença, de que nenhuma realidade está longe demais, o mundo está aberto, somos todos parte.

Revela também sobre o que observo , somos SERES sem recursos para lutar por nós como comunidade, não desenvolvemos qualquer capacidade para viver fortalecidos enquanto nação, povo , pessoas do mundo … a nossa maior capacidade é a de consumo, de comprar e usar… Não desenvolvemos o AMOR uns pelos outros, não temos uma cultura de UNIDADE e UNIÃO , fugimos cada um para seu lado tentando salvar a sua pele…

Revela a crença de que mesmo a educação e o conhecimento a que temos acesso não o usamos para nosso auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, deixamos que façam tudo por nós, até PENSAR.

O meu sonho reforça ainda algumas crenças populares, como:

Em terra de cegos Quem tiver olho é REI…os Talibans continuaram a alimentar a sua raiva ao longo destes 20 anos, focados numa crença que querem ver todos cumprir, criaram estratégias, e neste momento fortalecidos pela raiva, pelo poder da força, aproveitando o clima de medo, e com novas alianças impõe as suas regras e espalham o terror…O grande conflito interno é meu, porque acredito que se os homens estivessem unidos por uma força construtiva maior, se as causas pela educação fossem realmente fortes, se o AMOR ao próximo fosse a nossa bandeira, existiria resistência e percepção do que o outro lado estaria a construir e como consequência uma maior capacidade de resposta destemida assertiva.

Através deste episódio, conseguimos perceber que a desinformação é gigante, os DONOS DISTO TUDO, já sabiam deste risco e desta possibilidade… mas por interesses internos vedam a informação, salvaguardando o que lhes interessa e soltando amarras no momento que não conseguem segurar mais … promovendo o desespero e o CAOS na vida daqueles que nunca contam …

No meu sonho invasão dos Talibans aos açores é talvez também fruto do processo COVID19 que em dezembro de 2019 era APENAS um problema de Whuan!

Se comi iscas ao jantar ? Não , mas se calhar o Tofu tem o mesmo efeito…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s