Quando a nossa profissão é pouco conhecida, não são raras as vezes que nos perguntam , mas o que é que faz ?
Acontece diversas vezes no campo das terapias com as abordagens , mas especialmente no campo da produção e management.
A pandemia fez emergir a necessidade das profissões integradas no meio artistico se oficializarem e neste momento tenho o registo profissional do sector das actividades artisticas e culturais nº453 nas categorias de Director de Produção, Agente artistico, Produtor executivo, programador e produtor. E obviamente não é este registo que diz alguma coisa sobre o conteudo do que faço.
Ser empresária, directora de produção, manager e agente, implica estar envolvida em todo o processo de um projecto artistico, desde o investimento financeiro, à estratégia e criação de conteudos até à sua venda e o acompanhamento no terreno…
No meu caso particular, fiz sempre investimento financeiro em edições, assim como em todo o processo de produçao de conteudos e promoçao de espectaculos. Como management e produtora sempre presente e activa na criação de novas produçoes, consultoria de conteudos e estratégias a seguir, definição de caminhos criativos, escolha de colaboradores, compositores e estudo de temáticas. Este é um verdadeiro trabalho de equipa com a criação artística desde a raiz. É um longo caminho este a que chamamos de management e produção. O passar dos anos com o mesmo projecto, as funçoes misturam-se e alargam ao campo da admiração pelo artista/projecto, acrescentando ainda uma grande dose de AMOR e vontade de que o projecto artistico que defendemos seja aprovado e aclamado pelo publico.
O que é ser produtor e manager ?
De forma muito directa tem muita a ver com trabalhar para o sucesso de alguem que tem um talento especial e unico.. é contribuir para elevar o talento alguns patamares acima e mante-lo. É querer colocar esse talento bem visível, no pódio, no centro do mundo e oferece-lo ao publico, porque é bom para ele…
E quando não se consegue é porque fizes-te um mau trabalho de produçao ?
Apostei em muitos projectos que não funcionaram ou fui simplesmente produtora de passagem, não acredito em fórmulas mágicas para o sucesso, o mesmo produtor aposta em projectos de sucesso e em projectos que não funcionam, ou que são simplesmente funcionais. A experiência deixa-nos com uma intuição certeira. É fácil perceber se há caminho para o sucesso. Mas não é só isso que conta. Às vezes os santos do manager e artista não casam…
Então do que depende o sucesso de uma produção ?
Antes de mais o artista, produtor e o manager tem de estar alinhados no que querem passar. Depois e obviamente o talento do artista, da personalidade do artista, da fonte criativa estar alinhada com o que o publico precisa, de um management bem orientado, de uma produçao e promoçao nos canais certos e do publico ter acesso aos canais onde está o artista e acima de tudo por o PUBLICO gostar do que VÊ e do que OUVE… O Publico é SOBERANO nunca nos podemos esquecer disso.
Um produtor trabalha só para o grande sucesso de um artista?
Depende , um produtor pode trabalhar apenas para o sucesso do artista focado nos lucros de espectaculos, venda de cd’s e outros, como pode aliar a sua missão ao serviço das equipas, da cultura, da educação, da divulgação e preservaçao de raizes e valores sócio-culturais. No caso de uma aliança com a responsabilidade social conseguirá o melhor de dois mundos: o sucesso do artista e o sucesso de um conteudo social e culturalmente responsável que resulta numa forte cooperação para a construçao de uma sociedade melhor.
Quando se consegue o melhor dos mundos, para quem trabalha o Produtor ?
Para o sucesso do artista, da equipa, com grande respeito ao PUBLICO e à sociedade. As pessoas são o bem maior quando somos agentes artisticos, sociais e culturais é para elas que trabalhamos, temos de lhes dar algo que lhes faça bem.
Em qual dos dois te inseres :
No mundo onde o artista, as equipas e o publico contam na mesma medida. Trabalhar com responsabilidade social, cultural e artistica… Só trabalhei uma vez focada no rendimento de uma banda e saltei fora do projecto a meio, não consegui. Percebi que o meu caminho como produtora é um caminho do coração. Produzir para a estupidificação da sociedade é um mau trabalho de produção, não dou aos outros o que não quero para mim.
Neste momento em produção e orientação de um novo trabalho humoristico o que é que essa produção tem de ter ?
Um ambiente de paz, clareza, bom trato entre todos os envolvidos, performance por um excelente e consciente artista, bom desempenho musical, excelentes compositores, excelentes tecnicos, excelentes pessoas e humor consciente… para quem gosta de uma boa gargalhada, uma produção destas leva o melhor de todos os mundos: paz nos bastidores, Arte, Cultura, Educação e Saude.
Paz e Saude ?
Sim, sem paz podemos fazer anos de estrada com sucesso angustiante para todos, uma produção holistica consciente é aquela que sabe o que está a provocar à equipa e depois ao seu publico. No exemplo de uma produção de humor podemos ter um papel incrivel: Rir dá saude, e hoje sabemos que rir sem maldade, maldicência e raivas é um RIR TERAPEUTICO e altamente eficaz para o aumento do sistema imunitário…
Mas isto é muito mais que ser produtor ?
Ser produtor é uma via aberta para poder usar tudo o que sei em prol de todos… e quando encontramos artistas que querem ser mais que artistas, e tu queres se mais que produtor está aberto o caminho para o melhor de dois mundos.
E esta é a minha forma de fazer produção: em Paz, com responsabilidade social cultural e com Saude para todos.
Ana Soares
Chief Love Officer- Ana Soares Produçoes
Aconselhamento profissional : http://www.orientacaosistemcia.pt
