ReBranding Sistêmico

Muitos empresários e empresárias chegam confusos com os momentos actuais , sem saber muito bem o que fazer, sentem-se perdidos, sentem que tem de mudar tudo.

É certo que se a pandemia colocou muitos negócios na ribalta , tornou outros obsoletos com estruturas e modelos totalmente desactualizados e ineficazes face às possibilidades, necessidades e prioridades sociais.

Ainda estamos no meio da turbulência, por isso é preciso ter alguma prudência. Numa tempestade de areia, antes de acentar o pó a visão é turva. Não é possível definir uma estratégia a longo prazo, somos obrigados a fazer para o AQUI E AGORA.

Não o AQUI E AGORA dos ensinamentos Budistas e Espirituais, mas um aqui e agora forçado, onde não se desfruta nem aprecia e muito menos respira. Um aqui e agora que está em posição de “Partida” à espera do arranque… este é o nosso chip empresarial.

Na sequência de uma candidatura para a criação de conteúdos culturais decidi fazer uma formação em marketing digital , não para ser uma “ markeeter” mas para conhecer as diversas ferramentas do mundo digital e assim criar estratégias de acção de acordo com o que se passa no mundo através do digital. Uma formação de gente muito jovem , percebi aliviada que não estava assim tão fora de contexto, estávamos todos a sentir a aceleração dos tempos e a tentar acompanhar a evolução dos acontecimentos. O mais novo dos meus colegas deveria ter vinte e um anos, o mais velho de todos trinta e três e eu com cinquenta, unidos pela necessidade de não perder um comboio de alta velocidade.

Esta formação deixou me muito desperta para uma nova realidade…olhar para, encontrar, revelar o propósito da minha MARCA …Ana Soares Produções… é o quê ? E para quê?

É uma empresa que representa artistas, cria conteúdos e faz representação e produção de espectáculos de artistas, com base em alicerces de transparência, honestidade e amor, para o público…

A candidatura foi aprovada e começamos a criar novos conteúdos de interesse para o publico. Uma das coisas boas da pré producao e criação de novos conteúdos é o movimento de esperança e de acção que criamos nas equipas. É um momento mágico em que todos acreditamos que tudo é possível, que vamos conseguir ultrapassar isto e voltar a conquistar publico e trabalho. Acreditar é tudo o que precisamos para colocar o carro em andamento.

Comecei a rever toda a comunicação da empresa e dos artistas, para que esta candidatura surta efeitos a longo prazo e entreguei o processo a uma equipa de marketing.

Na área do branding design, pretende-se criar uma base forte de comunicação para difusão de um projecto ou marca. Neste processo em que precisamos de comunicar com uma nova plateia temos de nos actualizar diz-se que as empresas com nome pessoal não comunicam, a minha empresa está em nome pessoal…. Nunca discordei dessa máxima , mas …(mais abaixo perceberá porquê este MAS)

Na verdade não coloquei o meu nome na empresa com base em alguma estratégia. Alem de ser o mais prático para criar a empresa na hora em 2006, estava disponível e era o meu nome. Acima de tudo precisava de um numero fiscal de pessoa colectiva, tinham muitos espectaculos marcados e muita coisa para fazer.

Com ou sem estratégia ou estudo, este foi um nome que em 16 anos se revelou próspero: volume de produções , relações humanas/ profissionais, conteúdos apresentados ao publico, gestão de carreiras, paz com as equipas, segurança no trabalho, milhares de km em segurança de norte a sul do país, faturação equilibrada, na liberdade para acompanhar a família, na construção da minha formação pessoal e equilibrio emocional.

Com a Ana Soares Produçoes , não sou uma grande empreendedora aos olhos da sociedade, não tenho presença na economia do país, nem lucros de milhões dignos de capas de jornais, não apareço ao lado de artistas, nem espero ser condecorada. Com Ana Soares Produçoes dou a mão algumas pessoas, não deixo cair outras, estou atenta a todos à minha volta, faço com que todos se sintam parte, invisto para que exista criatividade e respeito todos os envolvidos no sistema.

Á frente de Ana Soares Produções consegui encontrar o equilíbrio em todos os sectores da minha vida; como mãe, mulher, filha , esposa, amiga, cidadã responsável, produtora, agente cultural e social , cumpri sem deixar ninguém para traz e como empresária, confesso que superei em muito, o que achava ser possível sendo todas estas coisas ao mesmo tempo.

O argumento de Ana Soares Producoes não comunicar deixou-me inquieta…Falei da minha inquietação, com um dos mestres em Talent Manager e organizacional. Disse-me que não tinha muito tempo disponível mas deixou-me um recado: “ tens as ferramentas , tens a tua história na mão… faz o que sentes!”

Estive duas semanas a observar as propostas de rebrandind by Ana Soares e depois de fazer todos os exercícios sistémicos decidi : Ana Soares Produçoes é o nome que vai ficar. Comuniquemos com o nome, podemos brincar , jogar, codificar, colorir, abrir e fechar, mudar a ordem … Comunicar com a forma…

E de repente, aquele nome que escolhi à dezasseis anos, “por acaso” para faturar, mostrou-me mais do que algum dia consegui ver… Não foi por acaso , é mesmo assim…

“Se tens na Vida é Porque tens na Mente” (Robin Sharma) E tudo o que sempre tive na mente enquanto empresária, foi nunca me deixar corromper pela ambição, quer material quer emocional, conseguir estar presente em todos os sectores da minha vida, respeitar todos … VER TODOS!

Sob esta premissa e tomada de consciência, vi-me a lutar pela minha “MARCA” e a sentir-me profundamente grata e apaixonada pelo percurso que fizemos juntas…

Por vezes menos é mais e no meu caso…o processo mágico de reflexão sobre o rebranding levou-me a um enorme REBRANDING interno, mostrando-me que às vezes o melhor rebranding é aquele que não se vê…

Orientação Sistemica e Organizacional , constelações organizacionais

http://www.anasoaresproducoes.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s