Nem sempre é obvio que menos é mais… em decoração, em make up, na alimentação é fácil de perceber o sentido; menos moveis tornam a casa mais espaçosa, menos make up realça mais a beleza natural , e menos açucar e gordura é mais saúde.
Mas quando falamos de roupa, parece que MENOS é MENOS e quando é um guarda roupa de mulher, então parece que é ainda menos… Só há uns anos percebi que o meu orgulho em ter um guarda roupa pouco diversificado não é visto com bons olhos pela sociedade e foi até alvo de gozo.
Pessoalmente fui percebendo essa realidade através dos olhares de alguns homens e “mulheres”, assim como a indiferença de alguns à minha presença. Trabalhar no meio artístico também me trouxe maior clareza sobre o papel que a roupa tem na forma como te aceitam e deixei de trabalhar com uma figura publica “feminina” quando percebi que tinha de mudar de “roupagem” para a acompanhar.
Se duvidas tivesse sobre esta minha percepção, seriam dissipadas pelas noticias, durante os últimos anos, que tem como alvo a chanceler alemã Angela Merkel, por repetir a mesma roupa durante vinte anos, quer em ambiente profissional e pior que isso, “escandalosamente” até durante as férias. As noticias abordam a questão da repetição da roupa como fosse algo de muito errado e chegou mesmo a ser criticada por colegas de profissão e por estilistas que recomendavam mais importância à roupa (se pesquisar no google ainda encontra algumas destas noticias). Embora saiba que é assim, perceber este tipo de critica a uma senhora que deu provas da sua competência a nível mundial. soa me a vazio. Mas isso não importa nada, é claro que a roupa faz de nós MAIS qualquer coisa aos olhos dos que determinam a nossa importância …
Quanto pouco diversificado é o meu guarda roupa ?
Se nunca foi muito neste momento estou num extremo em modelos e quantidades: tenho um modelo de calças que uso no verão e outro para o inverno, cinco de cada por estação. O mesmo modelo de top’s de verão , já no inverno os tops mudam um pouco em virtude do frio ou da chuva. O meu guarda roupa de verão e de inverno ocupa menos de duas portas, uma para primavera/verão e outra Outono e inverno ( excepçao de casacos o meu preferido de inverno já tem 14 anos e já foi reciclado ). Quanto a sapatos, nem preciso de sapateira três pares de bom calçado por estação chegam. Também tenho calções de praia com dez anos e tunicas com outros tantos…
Porquê uma posição tão drástica?
Primeiro motivo : O PLANETA, o excesso de consumo de roupa, está a contribuir bastante para esgotar os recursos do planeta e é preciso tomar medidas drásticas para reduzir o seu consumo. Não chega fazer roupa com rótulo de sustentavel se continuarmos a consumir em excesso. Cada rótulo deveria trazer um alerta: AVALIE SE PRECISA MESMO DESTA PEÇA
Porque a escravidão à roupa e à imagem me assusta e não quis dar continuidade a esse ciclo, que me faz perder tempo e energia,
Porque acho que a roupa não diz nada das nossas competência, da nossa capacidade, do nosso valor pessoal.
Porque a insustentabilidade ambiental chegamos a um extremo tão grande da valorização da imagem em detrimento do SER que decidi colocar-me fora, cheguei ao meu limite.
Em que é quer ter MENOS ROUPA é MAIS
Menos roupa é MAIS liberdade
Menos roupa é MAIS sustentabilidade
Menos roupa é MAIS atençao ao outro pelo que é
Menos roupa é MAIS consciencia ambiental
Menos roupa é Mais tempo para LER, para Passear, Para Conhecer
Menos Roupa é Mais Felicidade
Menos roupa é MAIS AMOR AO PLANETA
Ter menos Roupa é Menos
Menos roupa são menos preocupações com parecer
Menos roupa é menos escravidão e trabalho infantil
Menos roupa é menos bullying
Menos roupa é menos PARECER
Menos roupa é Menos gasto de recursos naturais da terra…
Menos roupa é menos particulas tóxicas nos oceanos …
Menos roupa é menos futilidade…
MENOS roupa é MAIS AMOR ao Planeta e MAIS RESPEITO a todas as almas que habitam a terra…
MENOS roupa retira-nos do campo da distração do parecer e sem duvida permite-nos olhar para o que é realmente importante … MENOS ROUPA É MAIS EVOLUÇÃO…
Permitimos que a ROUPA e a MODA substituíssem o SER pelo PARECER … Estamos CEGOS perante o Planeta que nos acolheu …Não era preciso tanto para nos sentirmos elegantes, seduzirmos os pares e proteger o nosso corpo do frio e do calor…
