AMAR o lado ERRAD0…

A Matilde precisa de deixar de fumar. Já tentou de tudo para deixar de o fazer:

” É só estupido eu saber que tenho um problema pulmonar e não conseguir deixar de fumar e o pior é que mesmo sabendo que isto pode vir a ser muito mau, não me demove de pegar num cigarro… Quero deixar de fumar !”

-Quer – Perguntei

-Quero, claro que sim, é só estupido fumar na minha situação !

-Quer ????

-Sim quero!

-Talvez a Matilde não tenha percebido a minha pergunta , por isso volto a repetir , QUER ?|

-Quero e preciso !

-Precisa ou quer ?

-É …- fez uma pausa – eu preciso mesmo muito !

-Quer ?

-Não eu não quero deixar de fumar , o que faço ao telefone sem um cigarro, e de manhã na esplanada após o pequeno almoço, não sou ninguém sem um cigarro… é isso que sinto … como é que eu faço para querer se nem o facto de estar a um passo de andar com uma botija de oxigénio é motivo suficiente ?

Poucos de nós sabemos a razão de base que nos levou a algumas escolhas, e com o acto de fumar é muito comum não saber o porquê de ter começado. Mas mesmo não sabendo o motivo é possível encontrar motivo para abandonar essa escolha.

Existe na nossa educação uma enorme lacuna sobre a relação com o nosso corpo: Vivemos numa sociedade em que se aumentam ou reduzem mamas, que se endireitam narizes, linhas de queixo, esticam-se rugas, alisam-se barrigas, aumentam-se nádegas, reduzem-se papadas … dizem que é para aumentar a auto estima.

Perguntei á Matilde :

-Qual a parte do seu corpo mais importante ?

-Os meus dentes, já gastei uma fortuna para os endireitar e o meu peito, tenho um peito muito direitinho!

-E sobre os seus orgão internos, como imagina os seus orgãos internos ? neste caso concreto, se lhe pedir para visualizar os seus pulmões que imagem lhe surge ?

-Uma imagem das enciclopédias, são uns pulmões numa daquelas fotos com legendas !

-OK os seus pulmões surgem-lhe como uma foto de uma enciclopédia, como se estivessem fora de si ?

-Sim, como se estivessem ali naquela folha….

-Qual a relação dos seus pulmões com a sua auto estima ?

-Nenhuma…

-Ok , então o orgão que lhe permite respirar, receber e transformar a base da vida, o oxigénio, é algo que não tem relação nenhuma com a sua auto estima. Neste preciso momento estamos aqui as duas em pleno raciocínio e conversação porque os meus pulmões e os seus estão a funcionar. O exercício de relaxamento que acabámos de fazer e que lhe trouxe um enorme bem estar foi permitido pelos seus pulmões.

Infelizmente temos uma estranha relação com o nosso corpo, como se aquilo que se vê estivesse dividido e os nossos orgãos fossem parte de uma enciclopédia fora de nós, e o conhecimento do seu funcionamento apenas pertença aos médicos e à ciência.

Questiono-me frequentemente de como é que é possível a maioria de nós, não saber sobre o funcionamento dos nossos orgãos e do nosso corpo ? como é que é possível não nos interessarmos por saber como funciona e as ligações que uns orgãos tem com outros ?

É possível viver sem mamas, com rugas, com rabos descaídos, sem braços, sem pernas, sem dedos ,sem mãos, sem olhos, sem dentes… mas não vivemos sem pulmões, sem intestinos, sem fígado… porque razão tratamos tão mal os nossos orgãos internos? Porque motivo não nos preocupamos com o que lhes metemos dentro ? Seja tabaco, alimentos, bebidas … Porque nos desresponsabilizamos das nossas escolhas …Porque assobiamos para o lado e esperamos que o nosso CORPO suporte todos os nossos caprichos ?!

Porque motivo a nossa auto-estima está apenas relacionada com o nosso exterior … porque o amor próprio apenas se dirige ao corpo fisico e aos nossos processos mentais ?

Porque motivo é que não me apaixono por os meus pulmões quando são eles que me permitem respirar fundo, oxigenar todas as minhas células e acalmar os meus ataques de ansiedade ?

Porque motivo não me apaixono pelo meu fígado quando ele filtra o sangue de forma exemplar , elimina todas as toxinas e produz proteínas essenciais.

Porque motivo não me apaixono pelo meu sistema linfático e por todos os orgãos e tecidos que o compõem, quando é ele o responsável por produzir as minhas células de defesa e filtrar o excesso de agua do corpo para a corrente sanguínea…

Porque motivo não me apaixono pelo meu coração quando ele bombeia sangue oxigenado para todo o meu corpo ?

Pelos meus intestinos …. etc etc …

Porque motivo é que alem de não me apaixonar pelos meus orgãos, não me responsabilizo por o manter saudável ? Porque motivo faço tantas escolhas que lhe são nefastas?

Andamos apaixonados pelo lado errado do nosso corpo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s