Sonhar em tempo de guerra

O cenário mundial de guerra e a ameaça à segurança global actual, está a provocar em muitos de nós sensações que desconhecíamos;

“Sinto que os meus sonhos, são “mesquinhos” os objectivos pessoais fúteis e até vazios, perante este novo mundo… “

” Prefiro não ver nada, porque está a ser muito difícil manter o foco nos objectivos que trazia de trás, tudo parece estar a deixar de fazer sentido! “

“Sinto um peso enorme, sinto-me sem acção ou sem reacção nem sei muito bem explicar… sinto me cansada porque parece que carrego a cada dia um enorme fardo, nada que possa fazer muda o mundo e tudo o que estou a fazer , parece-me não servir para nada ”

“Tenho sonhos e gosto tanto de sonhar e parece que de-repente vão estourar com isto tudo e eu gosto tanto dos meus sonhos …não entendo o valor da guerra”

Após uma confusa pandemia, durante a qual uns desistiram, outros ignoraram, outros decidiram contrariar e outros a viveram intensamente, surge uma guerra na Europa.

Mesmo ainda não sabendo quais os efeitos a longo prazo de todas a decisões políticas e sociais, tomadas durante a pandemia, seguimos em frente, integramos o COVID, incluímos o Covid e aceitamos a mudança e quando tudo poderia estar a acalmar, ajudando-nos a perceber as mudanças dos últimos dois anos socialmente atípicos, a guerra na Ucrania deita essa análise por terra e lança uma enorme confusão nas nossas vidas.

Parece que estamos perante um guião de um filme que ainda vai a meio.

Talvez tenha sido sempre assim que surgiram as guerras… Alguns homens, aproveitando a instabilidade mundial provocada neste caso por uma pandemia, retiram da gaveta projectos antigos, de posse territorial e política. Demonstram grande resiliência e persistência, a espera do momento ideal para levar em frente sonhos antigos!

É ingénuo acreditar que a decisão de invadir um pais, seja tomada por impulso. A desorganização mundial , talvez tenha sido a janela de oportunidade para fazer acontecer algo que há muito estava na pasta dos assuntos pendentes. Movimentações políticas e territoriais em espera durante alguns anos, sonhos de guerra, criados nos mesmos dias e no mesmo mundo, em que nós criamos os nossos.

Entendo que todas estas questões colocadas de tristeza, medo, frustração, desmotivação, podem ter uma enorme utilidade para melhorar a nossa acção individual no mundo.

E ao invés de deixar de sonhar, aproveitar para analisar o efeito dos nossos sonhos na qualidade de vida de tudo o que nos rodeia.

Perante esta guerra e as atrocidades que vemos ser cometidas, observemos com honestidade o efeito das nossas acções para o mundo. Tudo o que podemos fazer é continuar a sonhar e a realizar sonhos de forma responsável e com a premissa de que os nossos sonhos deixem o mundo melhor.

Mas como faço isso perguntam-me ?

Observemos as nossas reacções ao outro

Observemos o nosso consumo

Observemos a nossa Empatia

Observemos os nossos julgamentos

Observemos as nossas raivas

Observemos as nossas guerras internas…

Observemos com rigor como tratamos o planeta, de que forma respeitamos o nosso corpo, a nossa mente e a nossa ALMA

Observemos a coerência entre as nossas ACÇÕES, PENSAMENTOS e PALAVRAS

Observemos se os nossos sonhos são coerentes e se deixam o mundo melhor!

Todo este cenário pode ser a nossa oportunidade para MUDAR O MUNDO

Os Sonhos Individuais são de uma enorme importância… Porque só através da base e da estrutura individual do sonho de cada um, se vai mudar o MUNDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s