Treinar a Reactividade

Um dos maiores benefícios da meditação e talvez o mais importante é tornarmos-nos reactivos “selectivos”. A pratica diária de meditação, ou se preferir a pratica de respiração consciente, permite-nos aprender a reagir sem impulsos irracionais e irrefletidos a situações inesperadas.

Todos nós já passamos pela experiência de reagir de forma explosiva a determinada situação e reconhecer a seguir que a situação não foi motivo para “tal” explosão. E nem é preciso explodir com ninguém, por vezes reagimos mal connosco mesmos.

independentemente da reacção EXPLOSIVA ter sido contra nós ou contra outros, nem sempre reconhecemos o que nos levou a tal: pode ter sido provocada por um acontecimento do momento, que funciona como um gatilho que activa uma memória passada de algo que não nos foi agradável, ou simplesmente a gota que faltava, para fazer transbordar comportamentos retraídos em prol de uma imagem que não queremos passar, ou ainda por uma mente alterada orgãnica ou quimicamente por substâncias e medicamentos ou processos traumáticos complexos entre outros.

Na verdade as explosões reactivas de cada um, são território deles, no entanto é comum que tentem responsabilizar outros.

Na maioria das vezes quando vivemos ou presenciamos reações agressivas, somos apenas o receptor ocasional dessa explosão, por nos relacionarmos com alguém que tem esse modo de agir socialmente ou por termos participado inconscientemente na activação do gatilho “emocional”.

Quando somos alvo de uma reacção explosiva “inesperada” , diversos tipos de reacção podem ser activados em nós :

Se o receptor do comportamento “Explosivo” tem equilibrio e auto-conhecimento consegue de imediato perceber que “aquilo” não foi consigo, assim dissocia-se do momento e entrega ao agressor a responsabilidade da sua acção. Ninguém pode ser responsabilizado pelas nossas agressões.

Muitos de nós ficamos sem reacção, quando alguém explode do nada e isso acontece porque estamos numa outra sintonia; não nos faz sentido, somos apanhados de surpresa. No entanto esta explosão pode provocar em nós uma reacção emocional de desconforto e posteriormente poderemos ser invadidos por sentimentos de injustiça, raiva, sofrimento, exclusão, tristeza profunda e até um sentimento de culpa. Quando assim é temos de apelar à nossa inteligência EMOCIONAL e perguntar: ISTO PERTENCE-ME ? É preciso apelar ao AUTO-CONHECIMENTO, desconectarmos-nos da acção do “REACTOR” e ESCLARECER de IMEDIATO ” Eu não tenho nada a ver com isso!”.

Já outras pessoas podem ser apanhadas nesta reacção explosiva e “EXPLODIREM” reactivamente. Normalmente nestas situações surgem conflitos mais acesos, e até agressões físicas.

A prática da meditação obriga-nos a respirar, e ao respirar de forma consciente a nossa mente acalma , é como se entre pensamentos fosse criado um espaço vazio , que nos convida a olhar para dentro , a observar e escolher cada palavra que queremos utilizar, ficamos mais cuidadosos com os textos que montamos para expressar o que sentimos , não ha necessidade de aumentar o volume para dizer o que queremos… simultaneamente tudo o que recebemos do meio entra de forma mais lúcida, as palavras tem um impacto amortecido pela lucidez que este movimento nos permite…

Para não reagir de forma explosiva , apenas precisamos SABER o QUE NÃO NOS PERTENCE… e isso só acontece quando vivemos conscientes e em auto conhecimento …

Atravessamos globalmente tempos difíceis; uma pandemia que durante vinte e quatro meses nos modificou, despertou medos e retirou paz e agora para o continente europeu uma guerra que promete afetar as nossas vidas. Se antes de todos estes acontecimentos vivíamos numa azáfama, em busca de objectivos, concretização de projectos e afins, sem tempo para parar e observar, vivemos agora tempos menos movimentados comercial e económicamente, mas muito mais desafiadores quanto à nossa reactividade e direcção comportamental.

Meditemos … Respiremos

http://www.orientacaosistemica.pt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s